
Foto: CARTAZ DE PESCA DESPORTIVA: DIA 15 DE AGOSTO - CLUBE DE FUTEBOL OS AVISENSES
O Clube de Futebol Os Avisenses, como quase tudo em Portugal, atravessa uma grave crise. O cartaz acima informa que se comemora o 63º Aniversário da sua constituição, embora o site do Belenenses nos indique que a o mesmo foi fundado há setenta e nove anos, mais precisamente em 15 de Setembro de 1 929. É a filial nº 12 (dum total de 57) do Clube de Futebol Os Belenenses, segundo ainda o site do Belenenses, embora me tenham informado localmente que a filial era a nº 13. O site de Os Avisenses – http//:avisense.no.sapo.pt/ - diz-nos que não é actualizado desde 01-08-2003, daí não possuirmos dados actuais sobre este Clube, (embora confirme a data de constituição em 15/08/1945 e ser a filial Nº 13) Poderia ter aprofundado melhor qual é a realidade, o que seria extremamente fácil, mas deixo essa investigação a seu cargo...
A par do Futebol, desenvolveu importante actividade na formação de atletas nas áreas do Atletismo, do Voleibol e da Pesca Desportiva. Em futebol conseguiu guindar-se à Terceira Divisão Nacional, sendo que a partir daí foi a derrocada acabando mesmo por neste momento já não ter jogadores seniores. Como diz o ditado, por vezes quanto maior é a subida, maior é a queda. Numa altura de vacas magras, economicamente a situação é muito complicada, constando-se mesmo que haverá elementos dos corpos sociais que avalizaram empréstimos em nome individual e agora estão a passar por momentos muito difíceis.
Mas a razão desta minha escrita tem a ver mais com a Secção de Pesca, pois que até esta tem estado em franco decréscimo. Daqui, do Clube de Futebol Os Avisenses, saíram campeões de alto gabarito como o Rafael, o João Pechincha, o Domingos Cortes, o José Bicha, e outros cujo nome não me ocorre de momento. Alguns deles “transferiram-se” para outros clubes, deixando o da sua terra, por os outros lhes darem melhores condições. No sentido de tentarem dar umas remadas contra a maré, o João Cortes e o António Pulguinhas deram uma pedrada no charco do marasmo da secção de pesca e resolveram organizar um convívio de Pesca Desportiva, com o intuito de revitalizar a actividade dentro do clube. De salientar que o António Pulguinhas também ele é um campeão:
- Já fui por três vezes campeão distrital de veteranos, afirma com legítimo orgulho.
Como não posso, por motivos financeiros facilmente calculáveis, contribuir de outro modo para o êxito deste evento, aqui deixo o repto para que se inscrevam e no próximo dia 15 de Agosto ajudem esta gente a manter vivo um sonho que não é assim tão difícil manter. Como diz o João Cortes:
- Então nós é que temos aqui a água e os peixes e os outros é que para cá vêm pescar?
(Clique no cartaz e tire os elementos necessários para se inscrever e quem sabe não precisará de um barco igual ao do cartaz para transportar todo o peixe por si capturado!)