quinta-feira, 31 de março de 2005

"FUTEBOL COM HUMOR" em Avis é um luxo!!!

É um autêntico luxo poder reunir no mesmo espaço e em simultâneo três cartoonoistas do gabarito de LUÍS AFONSO, CARLOS LARANJEIRA E RICARDO GALVÃO. Mas há luxos que por nos serem oferecidos não os devemos recusar. Por isso aceitei o convite que os Amigos do Concelho de Aviz- Associação Cultural em pareceria com a Casa de Cultura de Avis fizeram à população em geral, para estarmos presentes no próximo sábado, dia 2 de Abril, às 16 horas na s/sede ( Praça Serpa Pinto, 11-AVIS) para assistir à inauguração da exposição de 45 cartoons intitulada “ FUTEBOL COM HUMOR”, saídos da imaginação dos autores atrás referidos e que irão estar presentes na inauguração da exposição que depois estará patente ao público até dia 10 de Abril.
Faça como eu, e mesmo que não goste de futebol, apareça pois decerto vai ficar maravilhado com os “bonecos” apresentados e com um pouco de sorte até poderá levar para casa uma caricatura sua com assinatura do autor.
Venha daí, que não vai sair desiludido. Palavra de amigo!

segunda-feira, 28 de março de 2005

DO CÉU CAI PRATA QUE PODERÁ SER OIRO...

Bastaram dois ou três dias de chuva para a paisagem que nos rodeia ter mudado completamente. Fui hoje a Évora, tal como tinha ido na passada semana. É notória a mudança verificada nos campos, no espaço de uma semana, que já começam a apresentar o seu aspecto verde, tão característico desta zona nesta estação do ano. Dizem os entendidos que, se chover bem em Abril, ainda se salva muita coisa, menos os nascentes. Fazemos votos para que tal aconteça.

Duas notas : uma para dizer que a tal placa de sinalização, impeditiva de ultrapassar ali ao Alto do Forneiro, naquela recta que nos leva ao cruzamento para a Samarra, já foi retirada.
Outra para chamar a atenção de quem desça a rua que, vindo do lado dos Bombeiros, se dirija à Rotunda “Francisco Alexandre” de que devem ter muito cuidado pois está ali, já próximo da rotunda, uma vala ou valeta que apresenta um acentuado desnível e onde os carros batem facilmente.
Cuidado pois...

domingo, 27 de março de 2005

GANHEI!!!!

Ganhei, pois então!
Claro que não ganhei o RALLY. Então se a minha equipa demorou quase uma hora para achar duas putas( impropério escrito na folha da prova) em Avis( que grande crise das ditas), queriam que ganhássemos? Raio de sorte a nossa que nem demos com as duas gajas “mais rachadas” da Machado Santos...apesar de termos achado os cornos...
O que eu ganhei foi o ter apostado que as andorinhas iam vencer a astúcia humana e que iam construir de novo os ninhos no edifício dos CTT em Avis.
É só passar por lá e ver a maneira engenhosa como elas se desenrascaram.
Mas o que mais me preocupa é que a minha casa sofre do mesmo mal.
Haverá por aí alguém capaz de me ajudar a ver livre dos ninhos das andorinhas sem ter de usar “meios violentos”?
Fico eternamente agradecido.

sexta-feira, 25 de março de 2005

PARABÉNS À CASA DO BENFICA EM AVIS

Só por notória incapacidade intelectual é que o que vou escrever não foi inserido nos comentários do blogue da Casa do Benfica em Avis. Até alguém me ensinar como é possível introduzir comentários com identificação será assim. Considerem pois todos os elementos daquela casa este comentário como fazendo parte integrante da v/notícia de 24.03.2005.

" Efectivamente só os VELHOS, sejam eles do RESTELO ou de ALVALADE é que podem achar exagerado o preço da inscrição no Rally. Só efectivamente quem nunca andou nestas coisas do Associativismo pode contestar, por desconhecer o trabalho que estas coisas dão, trabalho esse remunerado a custo zero! Pagam 5 ou 7,50 Euros sem imaginarem que se fossem eles a levar a cargo a realização dum evento desta natureza, não o fariam por preço nenhum, quanto mais por 5 ou 7,50€.
Por isso amigos Benfiquistas, prossigam com as vossas iniciativas.
PARABÉNS antecipados, independetemente de saber como as coisas irão decorrer, no pressuposto de que vós tudo fareis para que este II Rally Papper seja mais um RALLY Á BENFICA"
...Disse!

quinta-feira, 24 de março de 2005

OS FERIADOS EM AVIS SÃO UMA MONOTONIA...

Os dias feriados são demasiado monótonos aqui por Avis. Hoje passei pelo Largo do Convento e fiquei como que “deslumbrado” por não haver ali nenhum carro estacionado. Parece maior o Largo assim, livre de automóveis. Mas simultâneamente raciocinei e concluí facilmente que o que ali faltavam eram as viaturas dos funcionários da Câmara Municipal que, não sei se serão assim muitos, como dizem as más línguas. Mas que de certeza são em número suficiente para darem outro colorido as Largo do Convento, em termos de “parque de estacionamento”, lá disso não tenho dúvidas que são muitos.
Em Avis o bulício “ressuscitará” não ao 3º dia mas ao 6º dia, quando os trabalhadores da CMA se dirigirem calmamente para os seus postos onde “ganham o pão” e de onde sairão apressadamente aquando do regresso a casa à hora do almoço e às 17h30m após mais um árduo dia de trabalho.
Que seria desta vila sem eles? Ou pelo menos sem alguns...

quarta-feira, 23 de março de 2005

APOSTAR SAI-NOS MAIS CARO!

Já há dias que o nosso concelho não é "badalado" na Imprensa escrita e televisiva. No entanto penso que nesta ilha vermelha situada em pleno mapa cor-de-rosa os média devessem ter em nota que possuiremos talvez aqui, em Avis, A ÚNICA SEDE DE CONCELHO em Portugal, sem ter direito a possuir uma máquina de apostas mútuas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tal redunda num aumento significativo no preço das postas pois ir de Avis a Benavila e obviamente voltar ao nosso burgo custa dinheiro.
Que raio de mistério envolverá esta situação anómala que se mantém já vai para mais de um ano?

segunda-feira, 21 de março de 2005

NUNCA SE SABE!

Nuca se sabe se tivessem sido expulsos três jogadores do Futebol Clube do Porto se o Sporting não teria marcado três golos.
Mas o que se sabe de certeza é que o Sporting (amigo)é a segunda melhor equipa da 2ª Circular...o que é motivo de orgulho para todos.
( Todos os Sportinguistas, claro!)

quinta-feira, 17 de março de 2005

DUAS

UMA A SÉRIO:

Não consigo compreender o que farão os andaimes colocados há meses numa casa situada no Largo Miguel Bombarda, em Avis, ali mesmo junto à Igreja Matriz. Cheguei lá a ver uns pintores mas agora só por lá vejo os andaimes. Será que a casa já está pintada e os andaimes ficaram já lá colocados para a próxima vez que haja necessidade de pinturas?
Quem souber que me diga.


OUTRA A BRINCAR:

Sabem o que é que os jogadores de uma equipa de futebol dizem quando jogam com o Sporting Club de Portugal, mesmo que estejam a perder?

... ENQUANTO HÁ HUGO HÁ ESPERANÇA....

quarta-feira, 16 de março de 2005

É QUE ME CUSTA MESMO!

Custa-me ver o Professor Freitas do Amaral envergando a camisola do PS e a representar Portugal no estrangeiro. Eu não tenho culpa de ser assim, mas tenho a impressão que sentiria uma sensação parecida se visse o Eusébio a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto e a jogar à bola pelos dragões.
Que raio de feitio o meu...

terça-feira, 15 de março de 2005

UMA QUESTÃO DE MEDOS!

Três miudos descutiam entre si o maior medo que tinham

Diz um : para mim o maior medo seria encontrar um dinossauro.

Diz outro : para mim o maior medo é uma tempestade de vento.

Diz o terceiro : pois para mim o que tenho mais medo é do "malamem".

-O "malamem"?, interrogam os outros.

Responde o inquirido : Eu também não sei o que é, mas quando vou à missa com a minha mãe, ela e todas as pessoas que estão na Igreja acabam o Pai Nosso assim: não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do malamem...pelo que o "malamem" deve ser muito perigoso!
Daaaa!

segunda-feira, 14 de março de 2005

AÍ ESTÃO ELAS DE VOLTA!

Até parecia que esta ano não tinham vindo. Bastou porém que esta noite tivesse chovido um pouco, para elas aparecerem em força, principalmente nas imediações dos Correios. Como é óbvio estou-me a referir às andorinhas que já vislumbram onde ir buscar um pouco de barro para os seus ninhos. É vê-las às dezenas, poisadas nos fios que as impedem de chegar aos beirados do edifício dos CTT. Trava-se ali, neste momento uma luta dura entre a artimanha do homem e a astúcia das aves.
Quem irá ganhar?
Cá por mim aposto nas andorinhas...

ASSIM A FRIO...

Assim a frio, parecem-me positivas as duas medidas anunciadas pelo nosso Primeiro-Ministro. Simultaneidade de expressão de ideias aquando da votação das autárquicas em relação ao referendo ao Tratado Constitucional Europeu e descentralização da venda de medicamentos não sujeita a receita médica.Esta medida apraz-me particularmente, a frio. Isto porque se começar a ouvir os representantes das Farmácias se calhar vão tentar demonstrar-me por A+B que estou errado. Mas ainda não ouvi nada e assim mantenho a minha primeira posição: apoio incondicional da ideia. Quem não posso ouvir é o Sr Santos ou a Drª Alzira da Farmácia de Avis.
Mas a verdade é que Avis necessita mesmo desta descentralização: vocês já repararam no mau ambiente que se vive atrás do Balcão da Farmácia Coelho dos Santos? Não? Então estejam atentos e confirmem vocês mesmos. E o tempo de espera para aviar uma qualquer receita que por norma, e ao fim de um longo período de espera, só é aviada em parte, porque a outra parte de medicamentos “não há”?
Será que a Directora Técnica está proibida de vender medicamentos e está ali apenas para controlar? Quiçá...

sábado, 12 de março de 2005

O QUE É NACIONAL É BOM!!!!!

O QUE É NACIONAL É BOM!!!!!

Quatro foi um resultado...eu já sabia! Eu já sabia que essas mentes doentias iam pensar que eu iria falar no resultado do FCP-Nacional de ontem à noite. Mas estão enganados.
Então recomecemos:

Quatro foi um resultado que eu encontrei pertinente para as seguintes referências:

1 - Parabéns ao MARANHÃO que mais uma vez demonstrou que quem sabe da poda é ele, ao prever a vinda a Avis de uma estação de TV, por causa do “caso Maximina”. Por acaso não foi a TVI, mas podia ter sido...

2 - Ontem fui a Évora e mais uma vez reparei que andam ( ou andaram) a substituir as placas que diziam “ Rota dos Vinhos do Alentejo” por placas indicativas de “Rota dos Sabores”. Confesso que gosto muito mais destas, apesar de nas imediações de Avis constar uma das do vinho. “Sabores” é muito mais abrangente, não descura o vinho e inclui os espargos, as migas, as açordas, as alabaças, os cagarrinhos e tudo o mais que nós gostamos.

3 - O senhor Freitas do Amaral teve a primeira “pega” com o senhor primeiro ministro, por causa das nomeações dos senhores secretários de estado. É natural, são muitos senhores. Só o que não continuo a perceber é o que é que o dinossauro lá se encontra a fazer, e que necessidade é que o “nosso primeiro" tinha de o convidar para ministro. Será que o PS não tinha outra pessoa à altura do cargo ou será que o Dr. já não sabe dar pareceres jurídicos?

4 - Começo a não acreditar nos nossos meteorologistas que previam chuva para hoje e amanhã. Dou-lhes 24 horas : se não chover nas próximas 24 horas perdem um amigo e imagino como eles vão ficar preocupados com isso...

quarta-feira, 9 de março de 2005

MAIS UM MÉDICO EM AVIS

Para quem não saiba, a partir de hoje existe mais um médico a trabalhar no Centro de Saúde de Avis. Mais um espanhol.José António de seu nome.
Temos assim que a equipa médica é composta por um Português, um Angolano e dois Espanhóis, detendo assim estes a maioria. Não me admiraria que qualquer dia, em qualquer Centro de Saúde de Portugal o Director do Centro fosse um espanhol, assim a modos como no tempo dos Filipes.
Em Sousel só um médico é que não é espanhol, mas a Direcção do Centro pertence a Fronteira...até ver!

terça-feira, 8 de março de 2005

NUNCA MAIS DIREI NÃO!

Se há pouco mais de um ano me perguntassem se algum dia eu viria a apoiar uma equipa treinada pelo José Mourinho, eu diria:
NÃO!
Hoje apoio o Chelsea...

Se há uns anos me perguntassem se o Dr. Freitas do Amaral poderia fazer parte de um governo do Partido Socialista, eu diria:
NÃO!
Hoje o Dr. Freitas do Amaral é detentor de um dos tachos do PS....

Conclusão: cá por mim nunca mais direi NÃO!

domingo, 6 de março de 2005

MAS QUE GRANDE GALO...

Com tantos "iluminados" a garantirem-nos durante a campanha eleitoral de que não iriam aumentar os impostos, pois o José Sócrates foi logo escolher um ministro que a primeira coisa que disse foi que "tinha que aumentar os impostos!".
Então é ter galo ou não é?

sábado, 5 de março de 2005

ATÉ JÁ O EXPRESSO, MEUS SENHORES...

Avis está em alta no que a comunicação social diz respeito. Tornado em fenómeno nacional eis que foi hoje a vez do Expresso nos descobrir. Mas já todos sabemos o que eles querem saber e o que pretendem entender. Mas o que me leva a mencionar o Expresso de hoje é o facto de também ali se referir que Avis é (quase, digo eu) a capital do Blog.
A ideia não é inédita. Já o ano passado o Maranhão havia lançado o repto de fazermos aqui em Avis um encontro de Bloguistas: beber um copo, comer umas sardinhas assadas e trocar impressões. Hoje sou eu que proponho a realização desse encontro, em data a combinar, e com as ajudas que sei que posso contar. Se estiverem interessados nesta iniciativa mandem a v/mensagem para omixam@mail.pt.
E se não vierem Bloguistas de fora, só nós já conseguimos fazer um bom "almoço" de convívio. Ou não será?
Vamos a isto?

sexta-feira, 4 de março de 2005

DEPOIS DIGA QUE NINGUÉM O AVISOU...

TOME NOTA POR FAVOR:

COM INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA AS 16 HORAS DE AMANHÃ, DIA 05 DE MARÇO, RUTE REIMÃO EXPÕE " ILUSTRAÇÕES DE IMPRENSA E OUTROS TRABALHOS..." NO NÚMERO 11 DA PRAÇA SERPA PINTO, EM AVIS. A EXPOSIÇÃO DECORRERÁ DESDE AMANHÃ E ATÉ AO PRÓXIMO DIA 12 DO CORRENTE MÊS.

AGORA QUE JÁ SABE, QUE DESCULPA VAI DAR PARA NÃO PASSAR POR LÁ?

NADA ESCAPA!

Nada escapa à onda de assaltos, digo, roubos, que por aí vão acontecendo, por todo o concelho. Agora foi a vez de roubarem um barco de pesca ao Joaquim Azedo. Ancorado há muito tempo nas imediações do "Retiro da Ponte" desde Domingo passado que do barco nada se sabe, apesar de todas as tentativas de recuperação encetadas, inclusivamente, pelas autoridades locais.
Onde iremos parar?

quarta-feira, 2 de março de 2005

FUNCIONÁRIA PROTESTA EM FRENTE À SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE AVIS!

Tendo sido informada de que estava impedida de entrar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Avis, onde trabalha(va), a D. Maximina Sombreireiro tem estado à porta das instalações daquela Instituição, dentro do carro e com um cartaz exposto no para-brisas, perguntando o porquê desta situação.
Com o frio que está, certamente que só os sacos de água quente é que lhe permitem resistir às baixas temperaturas.
Deixo a notícia sem qualquer comentário, pois não sei nem estou em condições de poder apurar mais dados credíveis.