quarta-feira, 31 de outubro de 2007

E VÃO 24!



Acaba de sair o número 24 da Folha Informativa "ÁGUIA" da Amigos do Concelho de Aviz - Associação Cultural. Dedicada à Freguesia do Maranhão e, como já nos vem habituando, vem com textos de muito interesse. "Bembelide" diz-lhe alguma coisa? Não? Pois então adquira uma Águia e descubra o quê e o porquê de Bembelide. E sabe quem foi o "parente" do Maranhão? Só não sabe porque não quere.

A Águia, ao que julgo saber, é a única "revista" que se publica com periodicidade regular no concelho de Avis. Não a deixemos morrer!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER!

fOTO 1 : "Certamente que há mais de três semanas que a sinalética...)


FOTO : 2 - "...a água escavou a barreira...)


Tudo tem uma razão de ser.
Certamente que há mais de três semanas que a sinalética da foto 1 se encontra à saída de Avis, no sentido para Ponte de Sôr, ali junto ao local onde se chegou a denominar de “Horta do Jeremias”. Passando de carro, bem tentava eu vislumbrar o porquê das placas e o porquê de ali estarem há tanto tempo (algumas já foram até “atropeladas”). Nada consegui no entanto descobrir até que hoje, resolvi averiguar, a pé, o que se passa. E o que se passa está à vista da Foto 2: a água escavou a barreira pondo em causa a sustentabilidade da estrada junto da berma mais chegada ao lado direito. Explicado que está o motivo das referidas placas lá se encontrarem, já não o estará o facto de se demorar tanto tempo a solucionar o problema. Esperemos que um carro mais pesado não cause por lá maiores e mais lamentáveis estragos do que aqueles provocados pelas enxurradas.
Para quando a reparação desta situação anómala? É que o tempo das chuvas aproxima-se a passos largos! (digo eu…)

domingo, 28 de outubro de 2007

OLHA A NOIVA SE VAI LINDA!

Dedicado aos Noivos LAURA e EUCLIDES, com os meus parabéns e votos muito sinceros de felicidades, dedico estes versos do cancioneiro regional alentejano:

Olha a noiva se vai linda!



Compadre já te casaste
Já o laço te apanhou
Deus queira que sempre digas
Se bem estava
Se bem estava melhor estou

Olha a noiva se vai linda
No dia do seu noivado
Também eu queria ser (bis)
Também eu queria
Também queria ser casado.

Ser casado, e ter juízo,
Acho que é bonito estado!
Também eu queria ser (bis)
Também eu queria
Também queria ser casado!

À luz daquela candeia
Foi feito o meu casamento
Óh candeia não t’apagues
Hás-de ser
Hás-de ser um juramento

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

APESAR DE TUDO, GOSTAVA DE SABER!

O jogador mais caro das contratações do Benfica para a presente temporada, que dá pelo nome de Cardozo, veio rotulado de que vale 19 golos por temporada. Acho que há pouco tempo o próprio subiu a fasquia para os 20.
A minha dúvida é a seguinte: o rapaz vale 19 ou 20 golos por temporada mas é em golos marcados ou é em golos falhados??????

terça-feira, 23 de outubro de 2007

MEMÓRIAS (SAUDOSAS) DE UM BENFIQUISTA

Foto 1: Frente bilhete



Foto 2: Verso do bilhete - A CATEDRAL!

Faz hoje precisamente 22 anos foi assim: "arrumámos" a Sampdória com dois secos ( Diamantino e Rui Águas). E amanhã, como será?




Foto 1 : Frente do Bilhete de sócio



Foto 2: verso do bilhete




... e faz hoje precisamente 16 anos foi assim: empate a um golo. Cento e vinte mil assistimos a este jogo espectacular e ao não menos espectacular golo de ISAÍAS.
E amanhã, com menos noventa mil a assistir, como será?

sábado, 20 de outubro de 2007

HOMENAGEM AOS NOSSOS BOMBEIROS

Foto: Bombeiros em Avis - "...Ajudá-los vale a pena/ Que eles trabalham p'ra nós!"


Há dias necessitei sair de casa cedo e quando às 6 e 10 da manhã estava a “fazer-me à estrada” vejo chegar um ambulância dos Bombeiros de Avis, vinda dos lados do Ervedal. Pensei com os meus botões donde é que viria àquelas horas, o que é que aquele condutor terá dormido, como é que as coisas se teriam passado… E fiquei a pensar um bocado na vida difícil de ser bombeiro. Estes pensamentos vieram-me de novo à memória quando, há bocado em conversa de café, soube que ontem por volta das 19,30 uma ambulância dos Bombeiros de Avis saiu em direcção a Portalegre, com uma urgência. De seguida e acompanhada por uma técnica de saúde daquele Hospital Distrital foi necessário ir a Lisboa a um Hospital Central. A lógica simples, diz-nos que mais fácil seria seguir de Portalegre uma ambulância de lá pois que a Enfermeira que acompanhou o doente teria que regressar a Portalegre evitando-se assim mais de 50 km da ambulância de Avis para regressar a Portalegre levar a referida técnica, antes de rumar de novo a Avis. Mas não foi assim que aconteceu. A ambulância de Avis é que foi para Lisboa. Resumindo: com essas voltas todas, a ambulância que tinha saído às 19,30 de ontem chegou a Avis, hoje às 07,30 da manhã.
Realmente é preciso ter um grande espírito de sacrifício para exercer a profissão de Bombeiro, quanto mais o voluntariado de Bombeiro.
Por isso, pelo exemplo de amor ao próximo, deixo aqui registado o meu apreço a todos aqueles que não olhando a sacrifícios, empregam grande parte do seu tempo em benefício dos seus semelhantes. Os Bombeiros de todo o Mundo e os de Avis em particular merecem-me todo o meu respeito.
Permitam-me que reproduza para si que é bombeiro ou que de algum modo está relacionado com a sua actividade e em geito de louvor umas quadras escritas a páginas 179 do Livro de poemas “O REBUSCO” da autoria do poeta popular José da Silva Máximo:

"O BOMBEIRO

O bombeiro destemido
Seja voluntário ou não,
Merece ser distinguido
Com muita consideração.

Sempre pronto a actuar,
Seja de noite ou de dia,
Ouve a sirene tocar
Lá vai ele em correria.

Corre ao Quartel a saber
O que há acontecido
Se há bens que estão a arder
Se há vidas que correm p’rigo.

Com o machado à cintura
Ou com a máscara de gás,
Arriscada e muito dura
É a vida que ele faz.

Vai acima de um telhado
Com a mangueira na mão;
Ele vai onde é chamado
Em qualquer ocasião.

Se o fogo tudo devora
Deixa o campo calcinado,
O bombeiro sofre e chora
Por não o ter dominado.

Numa luta desigual
O bombeiro inteligente
Arrisca a vida afinal
E salva a vida da gente!

Acode a inundações,
Ajuda nos acidentes;
Em muitas ocasiões
Ele transporta doentes.

Quantos já a vida deram
Da forma mais honrosa;
Honrando até que puderam
Profissão tão perigosa.

Vida por vida é seu lema,
O grito da sua voz;
Ajudá-los vale a pena
Que eles trabalham p’ra nós!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

APLICAÇÃO DO "SIMPLEX" CÁ PELAS NOSSAS BANDAS...

Foto 1 : "Simplex" e directo...

foto 2: "Simplex" e eficiente


Foto 3 - "Simplex" e económico I



foto 3A - "Simplex" e económico II



O nosso governo determinou o Programa Simplex 2007, Programa de Simplificação, e nós por cá vamo-lo aplicando como bons cidadãos e como bons cumpridores das leis que somos. Vejamos três casos aleatoriamente escolhidos que bem demonstram a importância de simplificar:

Foto 1:
Em Avis, um comerciante farto dos calotes de que vem sendo vítima, resolveu fazer um aviso diplomático informando que não pode vender a crédito. Receoso de que o comunicado não fosse perceptível por todos quantos o lessem, colocou o aviso da esquerda e penso que aí está tudo dito e ninguém terá dúvidas.
Tudo Simplex como o nosso primeiro-ministro quer!

Foto2:
Espetar placas no chão
, à espera que o vento as derrube não é sistema. Daí que os nossos “compadres” de Pavia tenham colocado estas placas de veda municipal encostadas a um cedro, ali junto à estrada nacional e nas imediações dos tanques da lavagem da roupa. È só ir podando o cedro para as placas não desaparecerem.
Tudo Simplex como o nosso primeiro-ministro quer!

Fotos 3 e 3A –
Algures em Avis,
entre Frei Henrique e a Samarra, alguém achou por bem dar utilidade às velhas oliveiras que de azeitonas nada dão. Vai daí transformaram-nas em postes de alta tensão…dissimuladas, estilo gota-a-gota. Não poluem a paisagem, é mais económico e cumprem brilhantemente uma função para a qual se calhar ninguém antes tinha pensado que poderiam ser aproveitadas: transportadoras de energia eléctrica, desde a “nascente” (foto 3 A) até ao destino ( no monte lá ao fundo do caminho)
Tudo Simplex como o nosso primeiro-ministro quer!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"...EM PORTUGAL, UM EM CADA CINCO VIVE EM SITUAÇÃO DE POBREZA..."

Com a devida vénia passo a reproduzir uma notícia vinculada pela TST ON LINE:
"
ERRADICAÇÃO POBREZA: Milhares de portugueses assinalam Dia Internacional

Cerca de 45 mil portugueses deverão aderir, quarta-feira, à iniciativa mundial "Levanta-te" contra a pobreza para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Trata-se de uma das metas traçadas pela ONU nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
( 22:12 / 16 de Outubro 07 )
A iniciativa, desenvolvida em Portugal pela Campanha Pobreza Zero, deverá registar-se um pouco por todo o país em escolas, empresas e associações entre as 21:00 de hoje e as 21:00 de quarta-feira. A poucas horas do início da acção, Portugal está próximo de atingir o objectivo proposto de conseguir este ano que 50 mil portugueses se levantem contra a pobreza. Uma em cada seis pessoas no mundo vive em condições de pobreza extrema, não tem acesso a medicamentos nem à educação básica, indicam dados internacionais. Em Portugal, um em cada cinco vive em situação de pobreza. Por outro lado, 12 por cento da população global - ou seja, o grupo dos 22 países mais ricos do mundo, em que se inclui Portugal - consome 80 por cento dos recursos naturais disponíveis. As inscrições para esta iniciativa começaram há cerca de três semanas e, segundo a organização, a perspectiva de adesão já ultrapassa os valores atingidos em 2006. Em 2006, 20 mil portugueses inscreveram-se na acção "Levanta-te" contra a pobreza, contribuindo assim para o número mundial de 23,5 milhões de pessoas que aderiram a iniciativa. Estes milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema, que o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e que os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, assumidos pelos governos nas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema até 2015, estão em risco. "
Comentário:
Perante estas notícias, que todos sabemos mas por vezes tentamos ignorar, penso que cada um de nós deveria contribuir para que este fosso entre ricos e pobres se atenuasse um pouco mais.
É que Avis, fazendo parte de Portugal, também contribui para os tais : UM EM CADA CINCO...

domingo, 14 de outubro de 2007

FINALMENTE: PASSEIOS TURÍSTICOS DE BARCO NO MARANHÃO!

Foto 1 : A gerência do Restaurante "Água Doce" adquiriu um barco turístico...
FOTO 2 : presenteie a sua família com um passeio de barco!

Ao fim de cinquenta anos após a conclusão da Albufeira do Maranhão (1957) podemos finalmente apreciar a sua beleza de uma outra perspectiva: de dentro para fora.
A Gerência do Restaurante “Água Doce” adquiriu um barco turístico para tal efeito. Com capacidade para catorze pessoas, penso que bem conversado ele far-se-á à água com um pouco menos de passeantes. A partida é do Clube Náutico e existe mais que um percurso alternativo, pelo que o preço também varia em função do mesmo.
Sempre fomos defensores de que muito do futuro de Avis e suas freguesias depende daquilo que se conseguir tirar deste oásis que se chama Barragem do Maranhão.
Aos “Gustavos” os meus parabéns e a si deixo-lhe duas imagens que talvez lhe abram o apetite para dar uma voltita num destes dias: presenteie a sua família com um passeio de barco!
Garanto que vale a pena!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

CASAMENTOS DESTES...

Casamentos destes já não se usam!
Faz hoje
precisamente 32 anos que sou casado. É obra! Ah! E atenção, sempre com a mesma mulher.
Numa época em que a vida corre a um ritmo vertiginoso, realmente permanecer tanto tempo "parado" junto da mesma mulher, já não é muito normal. E estou em crer que a partir de agora será mesmo “até que a morte nos separe”. Sim porque, velho e “pançudo”, sem ter uma carteira ou conta bancária recheada de euros quem é que me (nos) quer?
Para que isto tenha acontecido foi preciso muita dose de paciência por parte de minha mulher, e por isso mesmo aqui lhe dedico, numa simples quadra, todo o meu agradecimento e ternura:

FELIZ DO HOMEM QUE TEM
UMA MULHER COMO A MINHA:
É FELIZ COMO NINGUÉM
DESDE MANHÃ À NOITINHA…

Para as mentes deturpadas que já estão a perguntar-se "e entre a noitinha e a manhã?”, peço desculpa mas não falo em público da minha vida íntima…
Toma!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

NASCEU MAIS UM BLOGUE EM AVIS

Numa altura em a taxa de natalidade "bloguista" é tão diminuta em Avis, regista-se o nascimento de um novo blogue. Temático, aí está um novo blogue na nossa terra. Não sei quanto tempo irá durar nem quem é o seu autor ou a sua autora, mas para já registamos com agrado o seu nascimento e endereçamos parabéns.
Quem gostar dos TOKIO HOTEL faça favor de entrar em :

http://hausherrtokiohotel.blogspot.com/

e toca a comentar...

domingo, 7 de outubro de 2007

O PROVÉRBIO, A REGRA E A EXCEPÇÃO

O Provérbio: AS ÁRVORES MORREM DE PÉ ( e velhas...)

Foto 1 : A REGRA (Monte do Ramalho)

Foto 2: A EXCEPÇÃO (Horta das Rosas)



quinta-feira, 4 de outubro de 2007

"O POEJO" - BOUTIQUE HOTEL - HOTELARIA COM CHARME


Você que não sabe como passar este fim-de-semana prolongado siga o meu conselho: vá fazer o circuito turístico dos três castelos: Portalegre, Castelo de Vide e Marvão. Ora bem: comece por Portalegre, desde logo por ser o mais perto e depois rume a Castelo de Vide; por fim Marvão. Deixe-se encantar por uma vista deslumbrante e como os dias agora já são mais pequenos, porque não pernoitar por essa zona e amanhã prosseguir o circuito em sentido inverso a caminho de Avis? Ah! O seu problema é não saber onde ficar. “DO CASTELO” dá-lhe uma ajuda preciosa: de Marvão desça, sem pressas, rumo a Santo António das Areias, desfrutando dessa serra que começa a receber os primeiros castanhos outonais. Isso, aquela terra que foi próspera produtora de calçado, e de amêndoas, e de azeitonas em conserva e… de tantas outras coisas. Mas voltemos ao presente. Em Santo António tem à sua espera uma “Hotelaria com Charme” (a frase não é minha, é promocional). Chama-se “O POEJO” e garanto-vos que corresponderá às suas exigências. Possuidora de um serviço impecável, ali pode além de utilizar-se do seu magnífico restaurante, desfrutar de um sossego aconchegador que os quartos desta Albergaria lhe oferecem. Leia repousadamente um livro na sua biblioteca e delicie-se com as antiguidades que são topo de gama na decoração de toda a Albergaria.
Não amigo! Essa de que não vai porque não pode comer carne, não pega: é que além de deliciosos pratos de peixe tem ainda à sua espera pratos específicos para vegetarianos. E esta hem?
Dê uma espreitadela em www.a-opoejo.com ou contacte por opoejo@mail.telepac.pt.
Uma coisa é certa: é servido com o requinte de cinco estrelas, num empreendimento classificado de quatro e paga como se fosse de três.
Então porque espera? Faça as malas e ponha-se a caminho.
Boa viagem!

AINDA O II ENCONTRO DE POETAS EM VALONGO

Para que quem lá não foi possa ter uma ideia da grande festa de confraternização que foi este "VALONGO TEM POESIA", ora clique aqui , oiça e veja os dois vídeos de 30 de Setembro e de 2 de Outubro.
Parabéns ao amigo Major de Terena!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

MEMÓRIAS DE UM BENFIQUISTA





Faz hoje precisamente dezassete anos que o BENFICA as “mamou” do A. S. Roma no velhinho Estádio da Luz.
No verso do bilhete pode ver-se a antiga sede do glorioso. Conta-se que ao tempo do presidente Vilarinho, a crise económica do Benfica era ainda maior do que agora. Andava um mendigo pelas Portas de Santo Antão e tocou à campainha da Sede do SLB. De dentro, o Vilarinho perguntou:
- O que é?
- Uma esmolinha..., respondeu o mendigo.
- Meta mesmo por debaixo da porta, respondeu-lhe o presidente.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

VALONGO TEVE POESIA E BIGODES DIGNOS DE "RESPÊTO!"

O PATACHO, veio de ALANDROAL


JOSÉ AFONSO MILHEIRAS, de VALONGO




MANUEL GAIATO, de AVIS




ANTÓNIO CACHAPIM, de CAMPO MAIOR





AGOSTINHO JOSÉ DE MATOS, de VALONGO





Como se pode verificar no II ENCONTRO DE POETAS NO CONCELHO DE AVIS, houve muitos e fartos bigodes.


Se achar que não são tão farfalhudos como você gostaria,olhe...amplie as fotografias!