sábado, 30 de junho de 2007

O POSITIVO E O NEGATIVO

FOTO 1 - O POSITIVO
FOTO 2 - O NEGATIVO

O POSITIVO:
Iniciou-se hoje, no Clube Náutico, o Troféu Mestre de Avis de Remo.
“DO CASTELO” louva esta iniciativa do Município que, além de divulgar um aproveitamento inesgotável da Albufeira do Maranhão em termos turísticos, desportivos e não só, proporcionou àqueles que a ela assistiram agradáveis momentos de puro e saudável entretenimento.
Ao que ouvi é uma iniciativa a repetir e com fortes possibilidades de internacionalização.
Parabéns pois, repito, por esta iniciativa.

O NEGATIVO
Uma placa aposta pelo Município de Avis junto ao Restaurante Água Doce diz, entre outras coisas, literalmente o seguinte: “É INTERDITO ACAMPAR FORA DO PARQUE DE CAMPISMO”. Ora bem, conforme a foto acima documenta estes “senhores” resolveram ignorar a recomendação colocada a escassos cinquenta metros e acampar ali mesmo fora do parque e num local destinado ao estacionamento dos carros. Parece que já ali estão há vários dias. Penso que tal deveria ser proibido por quem de direito pois que além do mais é uma afronta para quem utilizando o Parque paga as respectivas taxas. Informei-me e disseram-me que o parque se encontra muito longe de ter a sua capacidade esgotada. Sendo assim…
Pouco terá a ver com o assunto mas vem-me à memória uma situação que o Gaudêncio me contou quando explorava o Retiro da Ponte. Certa vez, uns caçadores “abancaram” na esplanada que aquele tinha junto do restaurante, puxaram das merendas e preparavam-se para utilizar as mesas e cadeiras do Gaudêncio para ali se banquetearem. Confesso que não já não me lembro o que é que ele fez mas, conhecendo eu o Gaudêncio como conheci, o mais normal foi ter corrido de lá com aqueles intrusos. Aqui se calhar deveria seguir-se o mesmo caminho.
Digo eu…

sexta-feira, 29 de junho de 2007

OUTRA VEZ O GRUPO DE FOTOGRAFIA DE AVIS!


De novo em alta, aí temos o GRUPO DE FOTOGRAFIA DE AVIS a dar cartas mais uma vez!
Entre 290 concorrentes e 572 fotografias a concurso, um membro daquele grupo, de nome JOSÉ EDUARDO SIMÃO GONÇALVES, foi escolhido para ser um dos 30 fotógrafos a apresentar uma exposição itinerante, na sequência do concurso nacional de fotografia levado a efeito pela direcção Regional de Cultura do Norte, em comemoração dos 100 anos do nascimento de Miguel Torga, que teve como tema o Livro daquele autor: “Bichos”.
“DO CASTELO” endereça parabéns ao Grupo de Fotografia de Avis, lembrando que na próxima terça-feira há reunião, e ao José Gonçalves pelos êxitos alcançados.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

CAFÉ COM LETRAS: AMIGOS DO CONCELHO DE AVIZ, CONVIDAM

DA TOXICODEPENDENCIA À CONQUISTA DA LIBERDADE

“Antes de ser um problema do Estado, a droga é um problema que atinge o ser humano, na família, na escola, no trabalho, nas suas relações, no seu homem interior... (...). De acordo com Carla Rothes, socióloga no Desafio Jovem, “o consumo de drogas insere-se num contexto cuja mentalidade instituída se relaciona com o culto do consumismo e do prazer”. O problema da droga, é na verdade, um problema da sociedade que só pode ser enfrentado com o esforço de todos - instituições, governos e individualidades. Segundo Carla Rothes “a droga não abrange só o indivíduo mas tem implicações sérias ao nível da família, escola, trabalho e comunidade onde está inserido”. (in www.desafiojovem.pt)
É este o tema que será debatido no próximo dia 28 DE JUNHO (quinta-feira) no “Café com Letras” da Amigo do Concelho de Aviz – Associação Cultural.
Temos, pois, o grato prazer de o(a) convidar a assistir a esta conferência que se realiza na sede da ACA-AC, sita na Praça Serpa Pinto, n.º 11 em Avis, pelas 18 horas e que terá como conferencista o coordenador da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem de Alter do Chão, Nelson Rato.
Avis, 20 de Junho de 2007.

O Presidente da Direcção

Francisco Alexandre

segunda-feira, 25 de junho de 2007

"PORTUGANHOLMENTE" FALANDO...

Ocasionalmente ouvi hoje uma conversa telefónica entre um português e um(a) espanhol(a). Dado que não se tratava de uma escuta telefónica, o que menos interessará para aqui é o teor da conversa. Mas não deixa de ser curioso o seguinte: o português lá se esgadanhava todo em falar um “portuganhol” arrevezado que às tantas até já parecia nem ele próprio entender. E pelo modo como o nosso conterrâneo se tentava expressar, era mais que certo que o do outro lado do telemóvel alguém estava a falar claramente e da maneira mais pura a língua de Cervantes.
O que me deixa intrigado é esta submissão que nós portugueses sempre tivemos e temos perante os nossos vizinhos espanhóis. Até nas zonas de fronteira, do lado de lá só se fala espanhol mas do lado de cá, se eles cá vierem, nós temos que tentar imitar o Espanhol. Eles não fazem um mínimo de esforço para falarem português e nós é que temos sempre, bem ou mal, que os tentar imitar. Numa altura em que aos poucos a invasão de Espanha a Portugal se faz sentir duma maneira quase mais vincada do que no tempo dos Filipes (veja-se o caso dos campos circundantes à Barragem do Alqueva ou se quisermos o caso muito mais próximo do Monte do Ramalho, ou o aumento de importações que fazemos do lado de lá da fronteira) até já temo que o nosso idioma um dia seja também ele subjugado.
Mas das “duas três”: ou os portugueses são muito inteligentes e conseguem “arranhar” o Espanhol em pouco tempo, ou os espanhóis são muito burros e não conseguem aprender a falar o Português… nunca!
É claro que há excepções que confirmam a regra e algumas delas até cá por Avis…

domingo, 24 de junho de 2007

PARABÉNS AO GRUPO DE FOTOGRAFIA DE AVIS

Um dos elementos do Grupo de Fotografia de Avis, a fazer fé no Correio da Manhã de ontem, dia 23, ganhou o 3º Prémio nos 18ºs Jogos Florais da Junta de Freguesia da Ameixoeira, em Lisboa. Tendo como tema "O Verão" a foto premiada tinha o título de "Calmaria".
Apesar do premiado ter pedido anonimato( que raiva!...), "Do Castelo" vai tentar ter acesso à foto premiada para depois a publicar.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

IMAGENS (TERNURENTAS) DA NOSSA FAUNA!



Você que é uma mãe galinha, faça como a mãe perdiz: ensine os seus filhotes a caminharem na estrada sempre pelo lado esquerdo e o mais encostados è berma possível!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

PETIÇÃO


Exmº Sr.
Ministro das Finanças do Governo de Portugal
Lisboa


Assunto: Petição

Eu, Explorado Até Mais Não Poder Ser, natural de Nem Aqui Me Escapei de Baixo, residente em Levam-mo Todo, portador do Bilhete de Identidade Nº 000000 (caducado por falta de dinheiro para o mandar renovar), venho muito respeitosamente expor e simultaneamente requerer a Vª Exª o seguinte:
Exposição:
Fui herdeiro, por morte de meu pai, de dois carrinhos de brincar que lhe tinham sido dados pelo seu avô, com que ele se divertia nos seus tempos de cachopo, pois como o Sr. Ministro já lhe devem ter contado, em 1932 não havia estas modernices da Internet nem se podia curtir a toda a hora e em qualquer lado, como hoje se faz, nem se perdia tempo a discutir os problemas dos aeroportos.
Os referidos carros são feitos de materiais não poluentes, sendo que um é feito de arame e o outro é feito de tábuas de caixotes onde antigamente se transportavam e vendiam as sardinhas. Eu não o quero enganar senhor Ministro: os carros têm ambos guiadores e rodas, só não têm é motor. O de tábuas andava nas rodas mas era com os pés no chão que o meu pai, o pai do meu pai e o pai do pai do meu pai o faziam deslizar; o outro, as pessoas não se montavam nele mas guiavam-no com as suas mãozinhas de anjinhos papudos. Mais informo para melhor compreensão de Vª Exª, que ambos os carros se encontram guardados em casa e não invadem a via pública, nem os quintais dos vizinhos.
Requerimento:

Face ao exposto e perante as notícias vindas a lume de que Vª Exª determinou que este ano todos os carros terão que pagar imposto, independentemente de rodarem ou não na via pública, venho requer a Vª Exª que me isente do pagamento do referido imposto em relação às viaturas acima identificadas, porque acrescem ainda os seguintes factos:
1 - Os carros acima referidos ainda se encontram em nome do meu bisavô;
2 – O meu bisavô foi sepultado em campa pública e daí nunca mais eu saber onde o ir procurar para ele assinar os papéis de doação dos mesmos ao meu avô;
3 – Aplicar-se-ia o mesmo critério para a passagem dos carros do nome do meu avô para o meu pai (acresce ainda que o meu avô não sabia ler nem escrever)
4 – Idem, do meu pai para mim;
5 – Não encontro nos carros sítio para colocar os “Selos”;
6 – Apesar do mau aspecto do Senhor Ministro, acredito que o senhor tem um coração de oiro (não deixe é que “o tal do diploma” saiba disso, se não ainda lho arranca e vende…)

Peço Deferimento
Levam-mo Todo, aos 20 de Junho de 2007.
Assina: Explorado Até Mais Não Poder Ser

P.S. : Quando me der o despacho assine de maneira legível que eu confesso já nem sei o seu nome. È que são tantos a quererem levar-nos os "carcanhóis" ao mesmo tempo, que a gente aqui na aldeia até já se perde…

sábado, 16 de junho de 2007

CHUVA EM JUNHO...

Fotografia Nº 1
(Feira do Livro em Avis/2007)

Fotografia Nº 2
(Choveu faz hoje precisamente um ano!...)

Transcrevo três provérbios inseridos no "Grande Livro dos Provérbios" de José Pedro Machado:
- Chuva em Junho, mordedura de víbora.
- Chuva em Junho, peçonha do mundo.
-Chuva em S. João tira a uva e não dá pão.
Por aqui se vê que efectivamente a chuva em Junho é tudo menos boa. Por cá e para já, estragou a Feira do Livro, cujo Habitat Natural pensamos ser o Jardim Pùblico. Como se pode aperceber pela fotografia Nº 1, debaixo de tecto não tem o mesmo impacto.
Por outro lado já vai sendo hábito chover por estas alturas do ano. Para quem pensa que não é assim, poderá ver pela foto Nº 2 de que o ano passado, precisamente no dia 17 de Junho também choveu em Avis.
Confesse: você já não se lembrava...
(O raio do "post" entrou 4 minutos antes do previsto!)

quarta-feira, 13 de junho de 2007

"DO CASTELO" RECOMENDA VIVAMENTE...

"A FAMÍLIA PINTO" ( nunca tinha reparado no "bigode" do Manuel Eduardo...)
"PRESERVEM A BARRAGEM DO MARANHÃO" - 7º A

“DO CASTELO” recomenda vivamente uma visita à exposição intitulada ”AS CRIANÇAS TAMBÉM SE PREOCUPAM COM O AMBIENTE”, que se encontra no Átrio do Auditório Municipal Ary dos Santos. A exposição é em material reciclado, realizado pelas crianças do nosso concelho e encontra-se ali até ao final do mês de Junho e foi uma iniciativa da CPCJ de Avis.
Com uma temática interessantíssima a exposição vale a pena ser visitada. E acho-a de tal modo interessante que merecia um outro horário que não apenas os dias/noites em que há cinema. Mesmo assim ainda tem o cinema do dia 23 e dia 30 para dar por lá uma volta. Garanto-lhe que não vai dar o seu tempo por mal empregue.
Permitam-me dar os parabéns aos alunos do 7ºA porque aquele peixe está fenomenal!!!!!

terça-feira, 12 de junho de 2007

HÁ DESPROTEGIDOS DA SORTE E...DESPROTEGIDOS DA SORTE!

Um casal dos chamados “desprotegidos da sorte” deixou recentemente Avis, tendo-se deslocado para um outro concelho do Alentejo. Como casal “desprotegido” certamente que terá recorrido a várias instituições e órgãos que os pudessem ajudar. Esses órgãos e instituições, pelos vistos, ajudaram.
Contaram-me hoje e, embora eu não tivesse visto com os meus próprios olhos, não tenho razões para não acreditar que seja assim, que na casa agora devoluta se encontra um autêntico armazém de coisas que tendo sido dadas, em princípio, por Instituições do estilo Cruz Vermelha, Assistência Social ou outras semelhantes, se tornaram desnecessárias para os tais “desprotegidos da sorte” que pura e simplesmente lá os deixaram. Falaram-me em cobertores, lençóis, roupas de vestir, panelas, carros de bebés, e uma infinidade de coisas de tal modo numerosas que será necessária uma camioneta para fazer o “despejo” de todo aquele material.
Não será possível averiguar se tudo aquilo foi dado pelas assistências sociais. Poderá algum (muito?) daquele material ter sido dado por particulares ou até ter sido comprado. Quanto a estes tudo bem. Quanto àquelas instituições talvez fosse de bom senso antes de darem, fazerem uma avaliação mais cuidada, (pese embora todas as dificuldades que um trabalho desses acarrete) pois se calhar este caso não será único e haverá de certeza casais efectivamente “desprotegidos da sorte” que necessitam de ajuda urgente e justificada.

sábado, 9 de junho de 2007

AVIS QUIS SER A CAPITAL...

As modas passam. Os estilos cansam. As notícias rareiam. A paciência acaba-se. Ouvir críticas aborrece. A vontade de continuar é pouca. A vida dum blogue morre.
Vem isto a propósito de uma volta que dei por alguns daqueles que fizeram de Avis, ainda não há muito tempo, a chamada capital do blogue. Com alguma dose de exagero é certo, mas tinha a sua lógica. Por aqui apareceram e entretanto fecharam ou quase que fecharam, blogues como: Coisas do Passado – Maranhão – Oficina Artes e Ofícios (que mudou de ares) – Boa Memória (até tu!!!) – Momentos – Escola BTT – A Branco e Preto – Tudo e Mais – Casa do Benfica – Aviz (que mudou de casa) – Amigos HLG – Paes Teles – Fractura Exposta – Democracia 0 – Este espaço é Teu – Zorns Look – Silenciart, que são referenciados como sendo CÁ DA CAPITAL, pelo Poolman.
Mantém ainda o mesmo Poolman uma lista de semi-usados à altura em que os referenciou, pois hoje alguns estão mesmo usados. A saber: Mordiscar – Olhar Atento – Avis no Alentejo – Bom dia Alentejo – Associação Gente – A Fauna Avis – Pastor Alentejano – Jalisco o Galo – Poesia? – Fórum PS – Casa do Povo Ervedal – São Sebastião.
Depois tem ainda o Poolman um cemitério de onde rebusco nomes como: Elias, sem Abrigo – Centro de Saúde – Bentos e Bentinhos – Cuscar – Dicas – Zaratustra – Titres em Avis – CagAqui - En Avis – Anart Atelier…
Ora bem se esta “rapaziada” se tivesse aguentado, efectivamente teríamos aqui em Avis uma quase capital do Blogue. Mas depois disto tudo bem exprimido restam-nos meia dúzia mal contados que ainda vão escrevendo qualquer coisa (bem sei que no que a mim diz respeito, às vezes mais valia estar calado).
Os meus parabéns ao Poolman que mantém os seus DESABAFOS já vai fazer quatro anos e sempre em lugar de destaque; ao AVISTANDO O COSMOS que não esmorece; ao LADO B interessante, ao SNEEK LOOK, curioso. Este vosso criado muito gostaria que uma lufada de ar fresco aparecesse de modo a podermos em conjunto tornar menos monótona esta situação de andarmos sempre a ver as mesmas coisas escritas nos mesmos locais durante uma quantidade de vezes. Aos resistentes os meus parabéns. Quanto aos novos...a ver vamos...


Nota: Os nomes apresentados foram-no por amostra não exaustiva pelo que não quer dizer que não haja um ou outro que não foi aqui mencionado. Para esses, se estiverem no “activo” as minhas desculpas.












quarta-feira, 6 de junho de 2007

O MAIS PEQUENO (MAS MELHOR) CONTO DE FADAS DO MUNDO

Não posso deixar de partilhar convosco este conto que mão amiga me fez chegar. É uma pequena delícia.
Obrigado ao H.J.C.C.
Então é assim:
Era uma vez um rapaz que perguntou a uma linda moça:
- Queres casar comigo?
Ela respondeu:
- Não!
E o rapaz viveu feliz para sempre, foi pescar, jogou futebol, conheceu muitas outras miúdas, visitou muitos lugares, estava sempre a sorrir e de bom humor, nunca lhe faltava dinheiro, bebia cerveja com os amigos sempre que estava com vontade e ninguém mandava nele.
A moça teve celulite, varizes, os peitos caíram, o rabo cresceu...cresceu... e ficou sozinha.
FIM.

terça-feira, 5 de junho de 2007

EM DEFESA DO AMBIENTE

Porque hoje é o Dia Mundial do Ambiente, a minha contribuição para a sua defesa é, para já, expressa nesta trinta quadras. Como diria a minha avó: "que grande barrigada..."

I
OS ACORDOS DE QUIOTO
TEIMAMOS NÃO RESPEITAR
…NEM SEQUER UM GAFANHOTO
VAI FICAR PARA CONTAR!
II
LIXEIRAS A CÉU ABERTO
QUANTO MAIS LONGE MELHOR;
MAS TU, ARMADO EM ESPERTO,
FAZES CADA VEZ PIOR!
III
A POLUIÇÃO DESTRÓI
A TERRA O CÉU E O MAR;
ASSIM O HOMEM CONSTRÓI
O QUE O HÁ-DE DIZIMAR!

IV
AMBIENTE BELO E PURO
PODERÁ NÃO SER MIRAGEM
SE DAQUI PAR’Ó FUTURO
FIZERMOS A RECICLAGEM!

V
POBRE DE TI AMBIENTE
QUE TE TRATAM MAL A RODOS,
O QUE SERÁ DESTA GENTE
QUANDO OS MATARES A TODOS?
VI
QUEM GOSTA DA NATUREZA
TEM ESTA NORMA PRESENTE:
LUTA P’LA SUA PUREZA
DEFENDENDO O AMBIENTE!

VII
ESTE MUNDO ESTÁ DOENTE
OUVIMOS DE QUANDO EM VEZ;
MELHORANDO O AMBIENTE
FICARÁ BOM OUTRA VEZ!

VIII
SINTO-ME DESANIMADO
POIS LUTO CONTRA A CORRENTE,
MAS MESMO VELHO E CANSADO
EU DEFENDO O AMBIENTE!
IX
ACAUTELAR O FUTURO
MELHORANDO O AMBIENTE,
ACREDITEM, EU VOS JURO,
COMEÇA JÁ NO PRESENTE
!
X
O GORJEIO DUM PASSARINHO
QUE CANTA ALEGRE, CONTENTE,
TENTA MOSTRAR O CAMINHO
DO QUE É TER BOM AMBIENTE!

XI
QUEM VIVE EM MAU AMBIENTE
TEM UM VIVER DESGRAÇADO:
VAI DEFINHANDO, DOENTE,
COM LIXO POR TODO O LADO!

XII
JÁ NÃO HÁ RIOS DE PRATA
CORRENDO ALEGREMENTE,
É O HOMEM QUEM OS MATA
DESTRUINDO O AMBIENTE!

XIII
QUEM DESTRÓI O AMBIENTE
POR INCÚRIAS E DESLEIXOS,
DEVIA TER POR PRESENTE
MURROS NO MEIO DOS QUEIXOS
!
XIV
O AQUECIMENTO GLOBAL
QUE NOS VAI MATANDO AOS POUCOS,
É A PROVA MAIS CABAL
DO NOSSO MUNDO DE LOUCOS
!
XV
VAMOS SALVAR O PLANETA
DEVEMOS-LHE ESSA BENESSE:
TIREM AS LEIS DA GAVETA
QUE O AMBIENTE AGRADECE!

XVI
QUESTÕES DE CIDADANIA
SÃO COMUNS A TODA A GENTE;
E VOCÊ, NÃO DEVERIA
DEFENDER O AMBIENTE?

XVII
SEMPRE TU TENS MUITA LATA
JULGAS-TE UM SER DIFERENTE,
MAS O FUMO QUE TE MATA
TAMBÉM MATA O AMBIENTE!
XVIII
AMBIENTE E NATUREZA
FAZEM UM PERFEITO PAR;
A POLUIÇÃO, POR BAIXEZA,
‘INDA OS HÁ-DE SEPARAR…

XIX
QUEM POLUI O AMBIENTE
DEVIA SER CASTIGADO;
NÃO PODE SER BOA GENTE
QUEM DO MAL É ALIADO!
XX
COMEÇA A POUPAR A ÁGUA
COMEÇA JÁ, COM A BRECA!
P’RA NÃO DIZERES COM MÁGOA:
ESTE MUNDO É UMA SECA!

XXI
AMBIENTES POLUÍDOS
SÃO AMBIENTES DE LOUCOS;
PIOR É QUE ESSES BANDIDOS
JÁ NÃO SÃO ASSIM TÃO POUCOS…

XXII
DEFENSORES DOS AMBIENTES
HÁ-OS AÍ ÀS CARRADAS;
MAS FAZER COISAS DECENTES…
DUAS DÚZIAS, MAL CONTADAS!
XXIII
TENHO SAUDADES AOS MONTES
DOS AMBIENTES ANTIGOS:
BEBER EM TODAS AS FONTES
SEM CORRER QUAISQUER PERIGOS!
XXIV
AQUILO QUE O HOMEM COME
PODE NÃO ALIMENTAR…
MELHOR SERÁ PASSAR FOME
QUE O AMBIENTE O MATAR!
XXV
CAMBADA DE INCONSCIENTES
QUE NINGUÉM QUEREM OUVIR;
CONSTROEM MAUS AMBIENTES
QUE NOS HÃO-DE DESTRUIR!
XXVI
EU RESPEITO O AMBIENTE
TAL E QUAL A LIBERDADE;
TENHO ESTE LEMA PRESENTE
DESDE A MAIS TENRA IDADE!
XXVII
TIVE UM SONHO ENGRAÇADO
MAS NÃO PASSOU DISSO MESMO:
HAVIA POR TODO O LADO
BONS AMBIENTES A ESMO!
XXVIII
NÃO PODE SER QUEM QUISER
MINISTRO DO AMBIENTE;
SÓ SERÁ QUEM NÃO FIZER
POLÍTICA POLUENTE!
XXIX
DEFENDENDO A FLORESTA,
COM TODAS AS PRECAUÇÕES,
PIQUENIQUE SERÁ FESTA
DE BOAS RECORDAÇÕES!
XXX
CADA ÁRVORE ARDIDA
POR MOTIVO NEGLIGENTE,
SENDO UMA VIDA PERDIDA
PREJUDICA O AMBIENTE!

AUTOR: "DO CASTELO"

E você o que vai fazer em defesa do ambiente? Pense e execute depressa!

O ambiente, e todos nós, agradecemos!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

QUERIDO PADRINHO TINO ...




Apertóscalos de Cima, 4 de Junho de 2007

Querido Padrinho Tino e velha Rabecada:
Já me chegou às patas a carta que me amandaste. Só chegou hoje de manhã porque como sabes isto agora dos Correios é uma roubalhêra como as outras: ou pagas mais no correio azuli ou atão só arrecebes a correspondência quando eles querem. É a bandalhêra deste país em que estamos atolados até aos joelhos (ou más assima um bocadinho). Claro que a primêra cosa onde se me pregaram os olhos foi nas notas que me amandaste. Até se me arregalou o olho. Ó velho, tu és bué da fixe! Às vezes até tenho pena de ti e da velha da madrinha por causa das dores que vocezes têm, mas antes vocezes que eu, que ainda sou piqueno. Ah! Antes que me esquessa, estou a esforssar-me por escreveri uma letra que tu consigas leri, e o que já sou já capás é de dar poucos erros, como poderás conpreenderi. E nã dou menos porque a magana da professsora tamem só pensa é em namorar e os gaiatos que se lixem. O que vale é eu ser tã experto pois de outra manêra nã sabia era nada, mas vamos ao que nos intereça: à nota, melhori às notas. Ê nã sou parvo. Claro que nã disse nada ao cota do mê pai. Nã sê se ele é bufo para ir contari, mas o que eu sê é que se ele soubece que mandaste esse casalinho de notas nunca mais me soltava os carcanhóis deli. Por isso podes estar descansado e quando te der gêto envia-me mais um cazalinho delas. Ê tou como a ti quanto àquele que manda na gente lá de Lisboa. Entã o home pensará que a genti é parvo ou o queéque ele pensarà? Tu davas-me uma quinhentola de euros e ê ia a correr dizer-lhe. O homem é parvo! Nã tenhas medo por eu lhe xamari nomes, que ê sou piqueno e a mim não me prendem. Poço dizer tudo, desde que nã diga com errros. O gajo além de outra cosas que disem dele é menteroso, lembras-te dele dizer que nã queria aumentar nada? Olha aumentou tudo, é mas é um grande sacana. Agora até as camisas sem mangas (topas?) subiram de preço e diminuíram na quantidade. Estamos fornicados com o gajo. Aqui em Apertóscalos até dizem à boca forra que o tipo é tã engenhêro como a mim. Tem três ou quatro diplomas mas sã todos em facssis. Mas voltanmos às notas de euro, porque as ôtras, as da escola, nã te dizem respêto a ti. Podes contar comigo para não dizer nada. Mas ê cá tive a pensar melhori e entã é assim, se não me amandares outro cazalinho delas para o mês que vem, secalhari aí já tenho que pôr a boca no tromboni e dizer ao cabo da Guarda. E sabes como ele gosta de botar figura junto do sargentolas. Táz a topar, nã táz? È que assim sempre pode ser promovido mais depreça. Falaz-me no Ti Tonho. Atão nã conhesso? Atão nã é o da loja? Aquele velho filho de uma vaca embeserrada que nã fia nada a ninguém, que nunca cazou, que não deixa fazer guerra na caza deli e que mandou fazer guerra lá para longi da casa deli? E que disem está com o cofre cheio de notas? Sabes? Aqui na nossa terra até lhe chaman o Salazar. Lá isso é queu já nâ percebi porquê, mas tamém nã admira que ando com a cabessa esvaídinha porque a tronga da profeçora quer que eu decori a tabuada do um, pois dis ela que nã percebe como é que eu na quarta clace, com catroze anos na peli e ainda nã sê a tabuada do um. Sabes, é professora das novas (e muita boa…) e pemsa que sabe tudo. Agora até quer que a jente fassa uma prova de aflissão. Se calhar é pra ver se a genti fica muito aflito a fazeri o ponto de matemática. Ê nã quero sabere disso pra nada. Gosto é de ir aos ninhos. Tenho um de melro com três pelachinhos mas tu sabes como eles agora depressa se cobrem de penas. A propósito de cobriri. Pedias-me novidades da nossa terra olha a filha do Boeiro da Beira Baixa da Bamheira de Cima apareceu prenha outra ves e nã sabem de quem é. Bem aquilo tamé é uma vaca, que deus me perdoi. Se tu cá tivesses, padrinho Tino, havias de veri. Até dizem que ela usa umas cuecas que só tem a parte da frente. Nã tem trasêras. Já viste a sem vergonha?
Atã nã tinhas ouvido diser que desapareceu uma gaiata no Algarve? Porra pá! Deves estar môco que nem uma porta. A esta hora até já o Papa deve saberi. A televizão nã fala noutra coiza. A rádio nâ se cala com iço. Até já me chatêa sempre a mesma moenga. Cuantos gaiatos é que já terã lerpado cá em portugali depois dessa e nã disem nada. Os pais dela devem teri muitas notas de quinhentos e nã as declaram. Se calhar até pagam na Televisão para falarem na filha. Tou farto disto. E a tua Rabecada, minha madinha, tamém nã sabia? Vocezes estã pior que ê pensava.
Bem vou acabar que tenho que ir dar uns pontapés na xicha. Pelo menos deves saber que é muito mais importanti saber jogar à bola que saberi a Tabuada do um. Primeiro vou comer um estaçalho de toucinho cosido bresuntado no pão, e depois vou prá farra lá prá porta da professora pra ela saber quem é cá o afilhado do Vespertino e da Rabecada.
Nâ te esquessas de pró mês que vem me mandaris o cazalinho de notas. Olha o Bicho Mau do Menistro que te multa. Depois diz que ê nã te avizei.
Dá um bêjo nas trombas da madrinha e tu, velho Tino, recebe um abrasso do carassas do teu neto que se acina por Pinsseli, más comhecido por Rameloso do Olho.
P(arte) S(segunda) D(acarta):
Nâ rasgues ainda a carta. Quero dizerti que sesta-fêra foi o dia da criança. Velho Tino padrinho, ê nã temho paciênça pra aturar aquilo. Foi uma seca de todo o tamanho. Gaiatos a brimcar numas coizas cheias de gazes, os profes sempre a ver o que a malta fasia, só te digo que só me apetesseu pirar-me e ir aos ninhos. O que nos valeu foi a açossiassão de pais nos irem dando unmas çandes e uns çumos senão morríamos de sedi. Ainda mamei cuatro jelados frequinhos i de borla. À tarde ainda fui ver uma espozissão fêta por uns catraios meus colegas. O meu trabalho não entrou porque fis uma gaja nuasinha da cintura para cima e no sítio das mamocas apliquei-lhe duas abóboras bacorêras das maiores da orta do mê velho, depois de lhe mamari o miolo. O mê pai dis que esta mania que ê tenho plas gajas me vem de ti, padrinho Tino.
Esta é mesmo pra acabari. Olha diceram-me agora que o gabarola do Primêro Menistro deixou de ser Engenhêro por maioria absoluta. È bem fêto.
Manda-mas notas e Xau!