quinta-feira, 31 de maio de 2007

PORQUE NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS...

FOTOGRAFIA Nº 1

FOTOGRAFIA Nº 2
FOTOGRAFIA Nº 3



Começa amanhã o primeiro dos três meses privilegiados das férias da maioria de cada um dos que podem auferir de tal benesse.
“DO CASTELO” deseja a todos umas óptimas férias.
Permita-me que lhe chame a atenção para o seguinte: conduza com prudência para que não estrague as suas tão ansiadas e merecidas férias e seja você, ou um seu familiar próximo, a preencher o espaço negro da fotografia Nº 3.




terça-feira, 29 de maio de 2007

QUERIDO AFILHADO

Parvalheira de Baixo, aos 29 de Maio de 2007
Querido afilhado:
Espero que ao receberes esta minha carta te encontres de boa saúde junto dos teus paizinhos e mana. Eu mais a tua madrinha cá vou passando do jeito que Deus quer. Quando não nos dói a cabeça doem-nos as “cruzes”, quando não nos doem as “cruzes” doem-nos as espinhelas. É sempre a mesma moenga.
Então como vão os teus estudos? Toma cuidado para não apanhares nenhuma raposa que seria uma vergonha para ti e para a nossa família toda. Estuda que ainda és muito novo para pensares em gajas. Para pensar nisso está cá o teu padrinho.
Agora vamos falar de coisas mais sérias. Com certeza que a primeira coisa que viste quando abriste a carta foi essa nota de quinhentos euros mais a de cinco que te mando. Isso é para tu comprares gelados durante as férias grandes que estão quase a começar. Mas é assim, meu querido afilhado: não podes dizer a ninguém que o padrinho te deu quinhentos e cinco euros. Ninguém pode saber. Nem ao teu pai podes dizer. Estás a compreender? Tens que a esconder e ir gastando aos poucos sem dares muito nas vistas. E sabes porquê? É que o nosso Primeiro-ministro agora quer que a gente lhe diga sempre que damos quinhentos euros (ou mais) a alguém. Ele não é má pessoa, é, isso sim, muito curioso, por isso é que quer saber estas coisas. Mas depois pode-te aplicar algum imposto e por isso tu não podes dizer nada. Está bem? É que eu às vezes já nem sei se ele é só curioso ou se é mais alguma coisa que a gente até tem medo de comentar ainda assim não vá preso. Olha que isto agora já vai a estar pior que no tempo do “Ti Tonho”, que Deus tenha e que tu já não conheceste. Agora já nem se pode chamar um nomesito ao senhor Primeiro-ministro que se houver algum bufo por perto, olha, é uma carga de trabalhos. Tu ainda és pequeno mas acautela-te que parece que até já há escolas primárias que vão fechar para o ano só por causa de dizerem mal do nosso “Primeiro”. E são muitas…
Escreve-me logo que possas e dá-me novidades aí da nossa aldeia. Recebe beijinhos dos teus padrinhos que te adoram, Vespertino e Rabecada.
P.S.: ouvi hoje pela primeira vez na Televisão e na Telefonia que raptaram uma menina Inglesa no Algarve. Ainda não tinha dado por nada! Adeus. Escreve-nos mas com letra que se perceba.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

ANIMAIS (QUASE) DOMÉSTICOS DA NOSSA TERRA

TÍTULO: BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

(foto tirada ao fundo das escadas dos claustros do Convento, junto ao museu)

Se por acaso fôr visitar o nosso Museu Municipal e der de caras com esta simpática cobra, dê um passo à rectaguarda que o bicho já mete respeito....

Ora amplie lá a fotografia para ver melhor...

...tenho ou não tenho razão????


PORQUE HOJE HÁ CAFÉ COM LETRAS...


Café com Letras

CONVITE

REFLEXÕES A PROPÓSITO DA CULTURA (POPULAR)

Cultura, tal como a definiu Vitorino Magalhães Godinho, pode ser entendida como “uma integração de maneiras de sentir e pensar, de propensões a agir, segundo valores, normas e regras, agulhadas por símbolos e signos, orientadas por padrões de mentalidade e acção que carrilam condutas.”
Reflectir, conversar, divagar a propósito de cultura (popular) é um desafio e ao mesmo tempo um estímulo. Por isso mesmo…
… este é o tema a ser debatido no próximo dia 24 DE MAIO (quinta-feira) no “Café com Letras” da Amigos do Concelho de Aviz – Associação Cultural.
Temos, pois, o grato prazer de o(a) convidar a assistir a esta conferência que se realiza na sede da ACA-AC, sita na Praça Serpa Pinto, n.º 11 em Avis, pelas 18 horas e que terá como conferencista o Professor João Ribeirinho Leal, de Portalegre.

Avis, 17 de Maio de 2007.

O Presidente da Direcção

Francisco Alexandre

terça-feira, 22 de maio de 2007

IMAGENS INSÓLITAS DA NOSSA TERRA

Título: desespero de causa
Acto tresloucado praticado por um Avisense não identificado, quando soube que testamentariamente não lhe tinham tocado nem as Casas Altas nem...nada!

quinta-feira, 10 de maio de 2007

REGISTE-SE

Faleceu na passada terça-feira, dia 8 de Maio, no Hospital de Santa Luzia em Elvas, MARIA JOSÉ FERREIRA, de 94 anos de idade, residente em Avis.
"DO CASTELO" vai estar encerrado pelo menos até dia 23 de Maio, em sinal de luto.
Depois voltará.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

EU, IGNORANTE, ME CONFESSO.

Por razões pessoais, desde o passado sábado que me tenho que deslocar diariamente a Elvas. Faço-o passando pelo centro de Barbacena, onde existem uns semáforos. Até aqui tudo bem. Ora acontece que no primeiro dia que por ali passei, vislumbrei os ditos semáforos bem vermelhos (encarnados?) a uma distância considerável, pois que a rua onde se encontram é uma recta. Desengatei o carro e fui de boleia até este parar por inércia. Fiquei um pouco desviado dos referidos semáforos e aguardei pacientemente que eles virassem verdes, para poder avançar Ao fim de mais de um minuto pareceu-me já tempo de mais dado o exíguo movimento automobilístico que por ali há. Eis senão quando uns senhores da terceira idade (ou idade maior) que estavam sentados à sombra de uma laranjeira, vendo a minha impaciência, me fizeram sinal com as mãos para que me aproximasse mais do sinal. Assim fiz e eis que o “dito-cujo” passou a verde. Agora já não me engana, mas confesso que desconhecia este modo de accionar a sinalética.
Estou-me a lembrar de uma coisa: será que os que estão à entrada da Azervadinha(sentido Couço-Coruche) usam o mesmo “truque”?
É que normalmente estão vermelhos e à minha aproximação passam igualmente a verdes…

sexta-feira, 4 de maio de 2007

ANIMAIS NOSSOS AMIGOS

ISSO DE NASCERMOS TODOS IGUAIS (COMO SE PODE VER) É UMA GRANDESSÍSSIMA TRETA!!!

terça-feira, 1 de maio de 2007

PORQUE HOJE É O 1º DE MAIO

É um ritual que sigo escrupulosamente já vai para nove anos. No dia 1 de Maio vou ao cemitério de Avis visitar um amigo que faleceu de acidente precisamente em 1 de Maio de 1999. Depois, bem, depois sou levado por uma vontade mórbida de visitar mais não sei quantos amigos que ali estão. E vou, como o fiz hoje de manhã, calmamente, passando por entre as campas e recordando conversas, ditos, brincadeiras que tive com cada um deles. Alguns há que eu já nem tão pouco me lembrava que tinham falecido.
Chegado a casa ponho-me a recordá-los e vem-me à memória mais uma quantidade de amigos que sei lá estarem mas que hoje não os vi.
As fotografias falam mais que as inscrições nas lápides. Elas revelam nas expressões de quando foram tiradas um estado de alma que nada tem a ver com o seu estado actual. As lápides mostram por vezes alguma (muita) hipocrisia. E é aí, através das fotos, e do momento em que foram tiradas, que consigo estabelecer monólogos com quem ali espera por mim. Por serem meus amigos.
De tarde pôs-se chuvoso e frio. Sinto-me triste mas sei que não tem a ver com a minha visita de esta manhã.
Hei-de lá voltar, se mais não for, para encontrar-me com aqueles amigos que não visitei hoje: é lá que estão os meus amigos mais verdadeiros.