sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

VAI COMEÇAR A DANÇA...DA MUDANÇA!

Os barbeiros são de uma sapiência extrema. Dizia-me hoje o meu, enquanto me aparava as "patilhas":

BOATOS SÃO MAIS DE MIL
MAS ACREDITE, EU NÃO MINTO,
O GOVERNADOR CIVIL
VAI SER O TAVEIRA PINTO!


Vou esperar para ver...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

MAS PORQUÊ?

Porque é que (antes de o ser) ninguém me avisou que para ser Benfiquista era preciso sofrer tanto?
IRRA!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

AGARRADO AO PODER? NEM PENSAR!

O Dr. Santana Lopes é um previligiado. Passo a explicar: para além do período de reflexão antes das eleições ainda teve direito a mais um período de reflexão suplementar de 48 horas, após as eleições, para dizer que ia deixar a liderança do PSD. E se calhar ainda decidiu isso por ver que os "manos" lhe queriam desligar a chocadeira, perdão, a incubadora! Bolas lá para o homem!
Pelo menos o Dr. Paulo Portas foi muito mais perpiscaz!
Verdade?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

O PIOR CEGO ERA QUEM NÃO QUERIA VER!

As condições climatéricas são deveras curiosas. Ainda ontem o sol se pôs cobrindo este catinho à beira-mar plantado de uma cor alaranjada meio desmaiada e já hoje o arrebol se elevou com uma côr de rosa que cobria quase todo o Portugal e em especial o Distrito de Portalegre. Não era preciso ser bruxo com consultório montado para se antever que assim era. DO CASTELO fê-lo como o fizeram muitos outros observadores minimamente atentos.
O PSD errou na sua campanha. Colocando cartazes com fotos dos antigos dirigentes do PS e ao perguntarem se os queriam de volta, levaram a que os do PS dissessem que sim e levaram alguns PSD a votar neles porque tinham lá visto a sigla da sua côr partidária.
É claro que as coisas não assim tão lineares mas há que fazer um pouco de graça (?) com isto. Já vão longe os tempos em que eu ficava apavorado com a queda de um governo.Em pleno PREC cada vez que tal acontecia, parecia-me sempre que se estava cada vez mais próximo de uma guerra civil. Agora isso já passou e há-de se arranjar sempre maneira de equilibrar o barco.
O PS apostou bem nos seus candidatos por Portalegre. Pelo menos eram pessoas da terra. Esse tal de Costa Neves do PSD, que é que o ligava a Portalegre a não ser o tacho? Se calhar era como os brasileiros que têm sempre um avô que foi Português. O Costa Neves deve ter por aí alguma prima.
Deu gosto ver como o Miranda Calha emergiu de toda aquela multidão e apareceu bem colado ao José Socrates na janela do Largo do Rato.Portalegre estava ali! Ele e outros jovens como o Jaime Gama, o Jorge Coelho. Tudo rapaziada que se dispôem a renovar a eles próprios antes mesmo de renovarem o país. O Miranda Calha é raposa velha e se calhar já estará a piscar o olhos (sem ofensa) a algum lugar melhorzito do que uma secretaria de estado do desporto...
Quanto ao Ceia da Silva pelo menos ,pelo menos, vai ficar com a admnistração da Cantina da Assembleia da República. Habituado com está a promover eventos gastronómicos, se conseguir que na Assembleia e nos restaurantes num raio de quinhentos metros só se consumam produtos certificados e produzidos no Distrito de Portalegre, vai dar mais vantagens a Portalegre do que muitos outros que eu já conheci...
Mas por hoje chega de barbaridades!

domingo, 20 de fevereiro de 2005

VOTE COMO E ONDE QUISER, MAS VOTE!

Soube-me tão bem este dia de reflexão. Que silêncio depois de tanto barulho por esse Portugal fora. Mas a verdade é que eu ainda não percebi muito bem para que serve o dia reflexão. Será para os candidatos que se perfilaram para lugares elegíveis no Parlamento reflectirem sobre as enormidades que prometeram, sabendo que não podem cumprir ou será para nós, eleitores/votantes, conseguirmos desembaraçar a teia de pó com que nos encheram até às vísceras, no sentido de nos confundirem e levarem a votar onde se calhar nem nunca tínhamos pensado sido possível votar um dia? Talvez o dia de reflexão não sirva para nada disso ou sirva para tudo isso e para muito mais.
A grande moda a partir de amanhã vai ser cor de rosa. A moda Inverno/Primavera 2005 vai ser rosa com maioria absoluta sobre as outras cores, de certeza. Haverá vários tons mas tendo sempre como base o rosa: haverá o rosa-choque ( onde é que eu já ouvi isto?), haverá o rosa-velho ( sim porque os barões também vestem rosa) o rosa-bébé ( tantos ainda de babetes e já rosas...) e outros rosas que se perfilam agora ansiosos por vestir a sua nova indumentária.
São mais que os inscritos para a maratona de Lisboa...
Como não podemos mostrar um cartão vermelho aos nossos políticos, porque não mostrar-lhes um cartão completamente em branco?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

DEIXEI-ME APANHAR!

É verdade. Tinha a mania que conseguia passar imune à gripe que por cá nos tem molestado e eis-me de repente nas garras de uma feroz gripalhada. Recomendação do médico : cama! Mas eu sou um bocado alérgico à cama, ainda mais depois de ter lido há tempos um panfleto de um consultório psiquiátrico em que se alertava : na cama só para uma de duas coisas - Ou durmir ou fazer amor! Dado que concordei com o conselho e que na presente situação não se conjuga nenhuma destas permissas, estão a ver o meu sacrifício!
Amanhã, quinta-feira, tenho que "roer a corda" e ir assistir ao "CAFÉ COM LETRAS", na Sede da ACA às 18h15M, com a presença da Lena Raimundo ( Lena da Biblioteca...). É daqueles hábitos que viciam.
Apareça e vicie-se você também. Eu por mim prometo pôr sempre a mão na frente da boca de cada vez que tossir...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

SÓ PODE TER SIDO ESQUECIMENTO!

Quem viajar entre Avis e o Alcórrego, encontrará a seguir ao Alto do Forneiro e no início daquela grande recta em descida que nos leva até ao cruzamento para a Samarra, uma placa de proibição de ultrapassagem. Atendendo a que, como referi, se trata de uma recta "enorme" e de que no pavimento o tracejado é descontínuo a referida placa deve por ali ter ficado por esquecimento aquando das últimas obras ali efectuadas para instalação das condutas da água.
Ora tomem lá atenção quando por ali passarem e vejam se eu não tenho razão.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005

PORQUE É CARNAVAL...NINGUÉM LEVA A MAL!!


JÁ COMEÇOU A CAMPANHA
DO LAVAR DA ROUPA SUJA,
CADA QUAL É QUE SE AMANHA
COM MEDO QUE O VOTO FUJA!

TÁ BONITA A BRINCADEIRA
Ó QUE BELOS FOLIÕES...
MAS DIZEM-NOS TANTA ASNEIRA
Ó QUE GRANDES ALDRABÕES!

MINHA PRIMEIRA CHAMADA
DE ATENÇÃO É PARA TI:
TU COLASTE A PAPELADA
MAS TÃO MAL EU NUNCA VI!

RAPARIGAS E RAPAZES
QUE NÃO ESTICAM O PAPEL,
DÃO CABO DOS CARTAZES
E AOS CANDIDATOS A PELE!

UNS FICAM MAIS ENGELHADOS
O OUTRO MAIS ESTENDIDO,
UNS D’OLHOS ESBUGALHADOS
OUTROS DE NARIZ PARTIDO!

SE JÁ NÃO CRÊ MUITO O POVO
NEM GOSTA DO BONEQUINHO,
AINDA LHE “AMANDA” UM OVO
NO CENTRO DO RETRATINHO!

FOI “DO CASTELO” QUE FIZ
ESTAS QUADRAS TÃO SINGELAS,
VENDO UNS PAINÉIS EM AVIS
COM TACHOS E COM PANELAS...



MAIS VOTOS NA CDU
“PARA SE MUDAR A SÉRIO”,
VOU LÁ EU OU VAIS LÁ TU
DESVENDAR ESTE MISTÉRIO?

O JERÓNIMO DE SOUSA
QUE NADA TEM A PERDER,
É POR ISSO QUE ELE OUSA
TER TANTO P’RA OF’RECER!

MAS “SABE” QUE VAI GANHAR
ESTE “VELHO” CDU,
OU ARRISCA-SE A LEVAR
UM PONTAPÉ NO "TU-TU"!



PSD DUMA CANA
DE INCUBADORA E BÉBÉ
LÁ NOS MOSTRA O SANTANA
“ESTE SIM, SABEM QUEM É!”

SERÁ QUE TODOS JÁ SABEM
QUEM É AQUELA CRIANÇA?
POIS EU DUVIDO, ESTÁ BEM,
NESTES VENTOS DE MUDANÇA!

MAS “SABE” QUE VAI GANHAR
LIMPINHO, SEM DESENGANOS,
OU ARRISCA-SE A LEVAR
MAIS UNS MURROS DOS SEUS “MANOS”!



QUER INGLÊS DESDE O BÁSICO
O SOCRATES DO PS
E EU QUE SOU ORTOBÁSICO
GRITO: YES! YES! YES!

MENOS 300 MIL SERÃO
OS POBRES QUE JÁ IDOSOS,
RÁPIDO TRANSFORMARÃO
EM RESÍDUOS PERIGOSOS...

MAS “SABE” QUE VAI GANHAR
DESDE O EQUADOR AO POLO,
OS ARRISCA-SE A FICAR
POR AÍ NUM OUTRO COLO!



E O PORTAS DO CDS
JÁ ME ESCREVEU UMA CARTA,
MAS A MIM O QUE ME APETECE
É QUE VÁ PRÓ RAIO QUE O PARTA!

SE EU NEM FUI AO ULTRAMAR
POR TER TIDO ESSA SORTE,
PORQUE HEI-DE EU IR A VOTAR
NUM CATAVENTO SEM NORTE?

MAS “SABE” QUE VAI GANHAR
DESDE MUITO PEQUENINO,
OU TERÁ QUE MERGULHAR
MESMO SEM TER SUBMARINO!



AI POBRE DE MIM COITADO
NEM CONSIGO "AMOLECER"
NUM SONINHO DESCANSADO:
FECHO OS OLHOS, PENSO VER
UM PAPEL MEIO QUADRADO
ONDE EU HEI-DE IR A FAZER
UMA CRUZ EM QUALQUER LADO...
E QUANDO EU OUVI DIZER
QUE FULANO TINHA GANHADO
FIQUEI FULO POR SABER
QUE FUI DE NOVO ENGANADO;
SALTO DA CAMA A CORRER
ARREPENDIDO DE TER VOTADO
ESTANDO EU FARTO DE SABER
FOSSE QUAL O RESULTADO
TODOS ELES IAM DIZER
QUE ME TINHAM CONQUISTADO!
E EU ALI SEM ME MEXER
NEM A DORMIR NEM ACORDADO
COM VONTADE DE OS ...COMER
NA MINHA CAMA DEITADO
ACORDEI A ESTREMECER
P’LO QUE TINHA EU SONHADO
E NÃO VOLTEI A ADORMECER
COM MEDO DE SER “AMOLADO”!












sábado, 5 de fevereiro de 2005

AVIS ESTÁ MAIS LIMPA!

Avis está mais limpa em todos os aspectos: limpa de consciência por terem sido dadas habitações mais condignas aos ciganos que, pese tudo o que de mau os caracteriza e lhes é inato, também serão filhos de Deus, e como tal, merecedores de um casa melhor do que as barracas em que habitavam. Mais limpa porque a entrada de Avis pelo lado Sul dava um aspecto de porco por razões que de todos são sobejamente conhecidas. Mais limpa ainda, enfim porque, apesar de lhe terem sido aplicados contadores de água nas casas eles aproveitam um torneira colocada nas proximidades do seu bairro para, entre outras coisas lavarem a roupa ( lá parvos não são, não senhor). Seja como fôr, acho que a população de Avis está de parabéns. Quem não concordará com estes parabéns é o José Manuel Chambel que já ficou “limpo” de uma flores que tinha à porta do seu estabelecimento, mas que foi recuperar ao bairro dos ciganos, sem que soubesse quem tinha feito a limpeza...
Também não deixa de ser curioso como o Sr. Oliveira passa algum do seu tempo desfrutando o pôr do sol dos terrenos que lhe pertencem e agora lhe foram devolvidos. Ou será que receia uma “reocupação limpinha da propriedade” das ditas selvagens?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

MUITO BEM

MUITO BEM:

Parabéns ao JOÃO CALHAU que arrecadou o prémio"MARANHÃO 2004" com 50% dos votos expressos nas personalidades avisenses do ano transacto. O prémio está muito bem entregue.

MUITO BEM:

Iniciou-se ontem na Sede dos Amigos do Concelho de Aviz o seu projecto "CAFÉ COM LETRAS" que pretendem seja uma actividade semanal, a realizar às quintas-feiras por volta das 18h15'. Não poderia começar da melhor maneira: Mestre Zé Gil foi o convidado número um e foi com prazer que deu a conhecer a alguns assistentes, enquanto relebrava a outros, o que foi a "vida cultural" em Avis, nos anos de 40/50. Fê-lo com satisfação e com alguma emoção.
Para a semana talvez outro convidado. Esteja atento à publicidade e apareça. Acredite que sempre se aprende qualquer coisa. Vai uma aposta?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

MORRREU O PATRÃO SAIAS

Manuel Joaquim Saias, de seu nome completo faleceu hoje. Para muitos foi sempre e em qualquer circunstância da sua vida, o Patrão Saias. Patrão porque deu emprego a muitas e muitas famílias do concelho de Avis, nas suas lavouras. Patrão Saias não tem nada de prejurativo.
Na década de setenta foi considerado "SÓ" o maior produtor de tomate da Europa...
À família enlutada as minhas mais sentidas condolências.