segunda-feira, 31 de maio de 2004

E EIS QUE JÁ CHEGARAM OS MAIORES AMIGOS DO POVO!!

Chegou a época de eleições e eis que chegaram os maiores amigos do Povo. Os primeiros a chegar a Avis e à minha caixa de correio foram os amigos da CDU. Ou eu me engano muito ou a seguir vão chegar as missivas dos amigos do PS ( que entretanto já chegaram em placards, e grandes!) e por fim como vem sendo hábito cá chegarão os amigos do PSD/PPD. Ainda não percebi porque é que estes são sempre os últimos a chegar a Avis...se calhar fiam-se no ditado que diz que os últimos são os primeiros, mas a tartaruga já ganhou uma corrida à lebre...
Agora é começar a pensar onde se vai botar a cruz para arranjar mais uns “tachitos” a uns tantos que já não estão nada mal tachados...
Topam???

domingo, 30 de maio de 2004

UMA VI, OUTRA CONTARA-MA...

ESTA VI:

Na passada sexta-feira, sob os auspícios do Município de Avis, decorreu uma acção de sensibilização sobre a problemática das alterações à chamada Política Agrícola Comum (PAC), que contou com a presença de elementos da CNA (Confederação Nacional de Agricultura) e de uma sua congénere espanhola. Para uma mesa composta por DEZ elementos havia uma assistência de VINTE E SEIS pessoas. Perante assuntos tão importantes, um alheamento por parte de quase toda a população dá que pensar, e ajuda a compreender como é que actividades desenvolvidas por Associações particulares podem ter aceitação razoável, quando uma estrutura como a Câmara não consegue igualmente mobilizar as pessoas.

ESTA CONTARAM-MA:

Por volta das 19 horas dessa mesma sexta-feira apareceu a rondar a Junta de Freguesia de Avis um casal a perguntar se não havia ali nada de “comidas”. É que tinham recebido na caixa do correio um convite e não tinham percebido muito bem. ( Acresce que no convite à Acção atrás referida se aludia também à problemática da alimentação, relacionada com o tema). Alguém lá lhes explicou que afinal não se tratava de mais um jantar à borla, mas que a “alimentação” apenas era tema de discussão. O tal casal lá abalou e o certo é que não esteve presente no colóquio.
AH! Estão com muita curiosidade em saber quem eram? Pois eu digo: o “Chico Latoeiro” e a mulher...

sexta-feira, 28 de maio de 2004

ÚLTIMA HORA!!!

ALELUIA!
Já se encontra despejada a papeleira junto à ATM da Caixa Agrícola.
Vá, confesse: assim não está muito mais bonita?

Agora é só manter, não é verdade?

ESTE FIM DE SEMANA DESTACO

Actividades que reputo de muito interesse para este fim de semana em Avis:

"SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO" - é uma actividade dos Alunos de Educação Moral Religiosa Católica da Escola Básica que leva a "acampar" os jovens, incluido actividades diversificadas a partir da 18 horas de hoje sexta-feira até às 14 horas de Domingo. Parabéns ao Professsor ANTÓNIO NEVES e uma palavra de apreço aos colaboradores extra-escolares, Sr. ANTÓNIO SEQUEIRA e Sr. JORGE NUNES.
Votos de que tudo corra bem.

Para Domingo teremos:

As 09 horas da manhã com partida da Praça Serpa Pinto:

O I PASSEIO PEDESTRE DOS AMIGOS DO CONCELHO DE AVIS, que levará os participantes, que dizem já serem 30, a percorrer e redescobrir os caminhos entre Avis e a Horta das Rosas.


Da parte da tarde ( perdoem-me mas não sei exactamente a hora)inauguração de uma exposição do RANCHO FOLCLÓRICO DE AVIS, , no salão da Junta de Freguesia de Avis,que pretende mostrar o percurso daquele Rancho Folclórico desde as origens até à actualidade.
A não perder!

quarta-feira, 26 de maio de 2004

JA É A SEGUNDA VEZ...

Já é a segunda vez que dou os parabéns ao Futebol Clube do Porto: agora novo Campeão Europeu. Como não há duas sem três, espero bem que ainda aqui volte para dar os parabéns à nossa Selecção.
P'ró ano é que é...vamos dizendo nós, os Benfiquistas...
E que é feito de vós...Sportinguistas???

NOVIDADE

DO CASTELO tem mais uma ameia, ou seja mais uma novidade. Agora já pode fazer o seu comentário sobre o que por aqui se vai transcrevendo. Basta "clicar" em Comentar e...lá vai disto ó Evaristo!
Porque espera? Comente!!!

terça-feira, 25 de maio de 2004

O JOAQUIM MARIA JÁ ESTÁ A FAZER TRATAMENTO...

Felizmente que se conseguiu arranjar maneira de tentar recuperar o Joaquim Maria para o Mundo que é o nosso, pois o mundo onde ele vivia parece-me bem que já não era de ninguém.
Se para mais nada bastasse, pelo menos já deu para perceber que não era ele que incomodava ali para os lados da Rua da Cantina, pois a noite passada voltou a haver "desconfianças" e o Joaquim Maria já cá não estava.
Oxalá recupere e volte devidamente recuperado.

domingo, 23 de maio de 2004

A PAPELEIRA ESQUECIDA!

Tinha vindo a reparar que a papeleira colocada junto à Caixa de Crédito Agrícola se encontrava sempre a abarrotar, contrariamente ao que acontece com as que se encontram junto à Caixa Geral de Depósitos e ao Crédito Predial Português. Hoje fui tirar as dúvidas, se é que dúvidas tinha. Fui lá há cerca de dez minutos e continua atafulhada de talões da ATM. Meti a mão até mais ou menos ao meio daquela papelada ( em profundidade, claro), retiro um talão e leio que o mesmo foi emitido em 29 de Abril de 2004. Não foi necessário ir mais abaixo, para ter a certeza de que há mais de um mês que aquele recipiente não é despejado.
Se não o é de propósito para os turistas pensarem que Avis tem tanto movimento que num só dia enche uma papeleira de talões Multibanco, a estratégia está bem montada. Mas como sei que não é essa a razão, daqui lanço um apelo ao Sr. Vereador responsável pela limpeza da nossa vila que dê um puxãozinho de orelhas ao “varredor/responsável” (se é que há) da limpeza daquela área pelo mau serviço prestado, porque um puxão de orelhas dado atempadamente não é considerado antidemocrático...nem é estar contra os trabalhadores



sexta-feira, 21 de maio de 2004

AFINAL O JOAQUIM MARIA ESTÁ BEM, NO DIZER DE UM MENTECAPTO DE LISBOA!!!

Depois de todas as situações mais que provadas pelas autoridades policiais, sanitárias e judiciais em relação ao Joaquim Maria, que fizeram os possíveis para que o equilíbrio mental pudesse ser restituido aquele cidadão, eis que no Hospital Curry Cabral concluiram que ele está bem e como tal foi mandado de novo para sua casa, para Avis. Não sei se a esta hora já cá estará.
Devo acrescentar que não tenho nada, mas absolutamente nada contra o cidadão Joaquim Maria. Em conversa com ele rapidamente me apercebo que o mesmo não está bem e é no sentido de salvarguardar a sua sanidade mental que eu condeno a atitude tomada por aquele hospital de Lisboa. Constou-me - ainda não confirmei - que há dias ele, Joaquim Maria, andava com uma faca a correr atrás de uns miudos lá para o Largo do Convento. Quando acontecer uma situação muito grave, o mesmo será considrado sem responsabilidade e depois será então encaminhado ou para o hospital ou para a prisão.
Não tenho dúvidas nenhumas que neste caso QUEM NÃO ESTÁ BEM FOI O DOUTOR(?) QUE ATENDEU O JOAQUIM MARIA NO CURRY CABRAL...

Nota: Ao terminar este blogue posso confirmar que ele já está em Avis, pois já o vi!
Sem mais comentários por agora...

quinta-feira, 20 de maio de 2004

EU VOU ESTAR LÁ!

Tive conhecimento do evento e vou lá estar.
Os AMIGOS DO CONCELHO DE AVIS - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, convidaram a população para estar presente no sábado, pelas 14h.30m., na sessão de encerramento dos II Jogos Florais de Avis. A sessão vai constar de duas partes distintas, sendo que na primeira haverá a distribuição de prémios e a actuação do coral da Associação de Reformados de Avis, e na segunda haverá um beberete/convívio no salão da Junta de Freguesia que servirá de pretexto para ser lida ou dita poesia por todos aqueles que assim o desejarem.
Porque a sessão é pública e porque será uma maneira de vermos o trabalho desta rapaziada da ACA, faça como eu, apareça você também por lá.
Certo

SE É VERDADE QUE O JOAQUIM MARIA...

Se é verdade que o Joaquim Maria compra garrafões e garrafões de água para armazenar em casa, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria sonha com negócios mirabolantes em Angola, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria tem sob sua protecção a “avó Giralda”, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria anda a distribuir somas elevadas aos ciganos, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria se anda a querer imiscuir na administração do Lar Nossa Senhora da Orada, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria anda a bater às portas a horas anormais, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria pretende colocar placas solares na sua casa, é porque o Joaquim Maria não está bem!
Se é verdade que o Joaquim Maria não está bem,
então é necessário que alguém ( Autoridade sanitária? Autoridade judicial? Autoridade policial?) tome medidas no sentido de evitar que um dia não muito distante, tenhamos de lamentar de que algo de muito grave aconteceu...porque o Joaquim Maria não estava bem!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2004

ASSIM NÃO SENHOR SARGENTO, ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM...

A cena passou-se hoje, dia 18 de Maio, na Estação de Correios de Avis:
Um pouco antes do meio-dia estavam clientes na estação quando chegou uma cigana a dizer que queria fazer uma chamada telefónica. Dado que a Chefe estava a atender os outros clientes que estavam à frente da dita cigana foi pedido a esta que se sentasse um bocadinho que quando chegasse a vez dela, ser-lhe-ia feita a ligação. Como forma de reacção a mencionada cigana começou a ofender verbalmente a funcionária, a utilizar uma linguagem de tal modo agressiva e obscena que foi necessário pedir a intervenção da GNR local. Quando esta chegou já a cigana tinha telefonado e saía da cabina telefónica. A D. Antónia - CE - contou aos elementos da GNR o que se havia passado, ao que a cigana contrapôs, dizendo que era tudo mentira e que não tinha dito nada.
Agora é que foi a parte mais escandalosa: os elementos da GNR limitaram-se a dizer que já conheciam “aquele filme” e nem uma repreensão deram à prevaricadora. Perante esta situação, a senhora Chefe dos Correios fica sem saber o que fazer em futuras situações e pergunta muito a propósito: chamar a Guarda para quê?
Mas será que quem está a desempenhar o seu trabalho pode ser assim molestado por alguém que segue um comportamento sem regras?
Assim não senhor sargento, assim não vamos a lado nenhum...

terça-feira, 18 de maio de 2004

NEM COM A CONQUISTA DA TAÇA...

Nem com a conquista da Taça A CASA acordou. Por lá continua a faltar uma hora para começar o ralye Papper...
Que será preciso para acordar aquele monstro sagrado????

sexta-feira, 14 de maio de 2004

AVISO Á POPULAÇÃO

Avisa-se a população em geral e os amigos em particular que hoje fazem anos dois "simpáticos" do nosso burgo. A saber:

HELDER CARTAS - Mui digno ourives do concelho de Avis ( entre outras coisas...)

JORGE NUNES - Mui digno vencedor do concurso "25 dias, 25 siglas" ( entre outras coisas...)

Nota : recebem parabéns e ...prendas!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2004

E JÁ LÁ VÃO TRINTA E QUATRO ANOS...

Data da acção : 13 de Maio de 1970
Local da acção : Tapada de Mafra
Participante : Eu e mais vinte e nove mancebos
Profissão(?) : Instruendo do Curso de Oficiais Milicianos, vulgo “nosso cadete”
( ...que estava vinte furos abaixo de cão...)

A história conta-se em poucas palavras, mas marcou-me de tal modo que desde então até hoje, não há nenhum 13 de Maio que não me venha à lembrança aquela cena.
Vestidos de uniforme nº3 o meu pelotão dirigia-se para a carreira de tiro. Eis senão quando começa a chover de um modo torrencial. Então o comandante de pelotão manda parar e informa que as espingardas se podiam enferrujar e então mandou “ensarilhar” armas e tivemos uma bela sessão de aplicação militar: depois de termos rastejado na lama, fomos obrigados a ir para as célebres “lagoas de Mafra” onde ao grito de : “Não quero ver cabeça nenhuma fora da água”, lá tínhamos que desaparecer debaixo daquela água imunda. Acresce que não sei nadar. Daí será fácil adivinharem a aflição deste “cadete” miliciano....
Penso que compreenderão agora a razão porque os 13 de Maio são tão marcantes para mim...

quarta-feira, 12 de maio de 2004

FORA DE...

...TEMPO!

Realizou-se no passado sábado o 3º Circuito Cultural promovido pelos Amigos do Concelho de Avis. Com 41 participantes “pedalistas” o passeio constou de uma visita à Igreja de Aldeia Velha e de um almoço nos Foros do Mocho, seguindo-se uma bem movimentada tarde de jogos tradicionais. Os concorrentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 79 anos demonstraram capacidades aptas para a modalidade. De referir que a camioneta da Câmara ( a que carinhosamente chamam de carro-vassoura) ainda transportou quatro elementos ciclistas e que a ambulância dos nossos Bombeiros ainda socorreram um ferido ligeiro que, esquecendo-se que as corridas de saco são para saltar, resolveu esfolar uma mãozinha em aterragem forçada. Enfim, ossos do ofício...
Para o ano espero que a experiência se repita e claro, que me convidem...


...TOQUE!


Chegou-me hoje às mãos a Edição nº 17 do Jornal “O TOQUE” da Escola BI/JI Mestre de Avis, que me parece de acarinhar .
O que me parece fora de toque não são os erros tipográficos(?) ( as últimas são sempre os primeiras - última página), o que me parece completamente fora de toque é que o Jornal tenha preço de capa: 50 cêntimos! Para quem fôr exterior à escola, enfim que pague, agora para os próprios alunos terem que pagar 50 cêntimos não me parece a maneira mais correcta de incentivar à leitura de jornais, além de que para certos agregados familiares, 50 Cêntimos é...dinheiro!
Vamos lá pôr “O TOQUE” a tocar para toda a gente...

terça-feira, 11 de maio de 2004

TENHO ANDADO ATRAPALHADO...

Então não é que se me alterou o "blogue"? Já há dias que me aparece um novo ecrã, e se não fosse a ajuda preciosa de um amigo, não me tinha aventurado a avançar. É que há dias andou por aqui um virus que, no final do mês, me "arranjou" a bonita quantia de 150 euros extras...
Se hoje tudo correr bem, amanhã recomeçamos com a força habitual
Até lá....

TENHO ANDADO ATRAPALHADO...

Então não é que se me alterou o "blogue"? Já há dias que me aparece um novo ecrã, e se não fosse a ajuda preciosa de um amigo, não me tinha aventurado a avançar. É que há dias andou por aqui um virus que, no final do mês, me "arranjou" a bonita quantia de 150 euros extras...
Se hoje tudo correr bem, amanhã recomeçamos com a força habitual.
Até lá....

sexta-feira, 7 de maio de 2004

O BILHETE DE IDENTIDADE E A CASA PIA

Hoje senti um enorme aperto no coração: fui levantar o B.I. que foi renovado e no local da validade diz: VITALÍCIO. Estou velho, já nem renovo o B.I.; estou acabado, assim como que me disseram : tu já não prestas, já nem te renovavmos o B.I. outra vez. Confesso que tinha uma esperança que isto não acontecesse já, assim tão depressa e de maneira tão abrupta. Mas aconteceu. Confesso que foi este o primeiro sinal explícito de que estou velho. Não merecia que a vida tivesse passado tão depressa por mim.
Digo eu!


O PROCESSO CASA PIA SEGUE O SEU PERCURSO NORMAL: lembram-se? Ainda há dias eu tinha dito que só "lá" ficava o Bibi. Ora aí está.
Só não percebo é porque é que eu não acerto na lotaria...




quinta-feira, 6 de maio de 2004

AMANHÃ É QUE VAI SER...

.. que DO CASTELO vai honrar os seus compromissos e vai entregar de "bandeja" o prémio referente às 25 Siglas dos 25 dias. Como os da casa são sempre os últimos a saber, por aqui ainda não se sabe onde será o lauto repasto, que até dará direito a cigarrilha e tudo ( desde que o fumo não venha para cima de mim...).
Quanto ao modo como vai decorrer o "campeão" depois dirá de sua justiça, para ver se para o ano vale a pena ou não concorrer a um concurso semelhante ou igual...

... que você vai arranjar a ÀGUIA nº 10, numa edição dos Amigos do Concelho de Avis-Associação Cultural. Dizem que está diferente para melhor. Leia e emita a sua opinião...


...que você se vai inscrever( ainda vai a tempo) no III Passeio Cultural de BTT dos Amigos do Concelho de Avis. Constoui-me que têm lá uma entremeada e um chouriço assado, que dá forças nas "canetas" até para percorrer cem Km., quanto mais para 60....

quarta-feira, 5 de maio de 2004

FARMÁCIA "GENÉRICA" NÃO, OBRIGADO!

Parece que finalmente vai entrar sangue novo na Farmácia da nossa vila. Também já não era sem tempo da mesma deixar de parecer uma mercearia de bairro, com todo o carinho e respeito que tenho por estas. Mas num sítio onde entram rios de dinheiro, não compreendo como aida não existe um computador e se continue a anotar as faltas de medicamentos no verso de comunicados do Partido Socialista (eu vi, não me contaram!!) ou que as funcionárias tenham que fazer x vezes o caminho para a fotocopiadora cada vez que um utente necessita de uma factura/recibo para o IRS. Depois o ambiente soturno daquela casa, também não ajuda nada a aliviar quem já ali vai contrariado deixar o seu dinheirinho, muitas vezes sem a convicção que aquilo que está a fazer é um dinheiro bem empregue.
Quanto à localização, também não me parece a mais adequada, deveria estar mais centrada. Porque cargas de água é que me lembrei agora da casa do falecido "Mestre Gil"?
Só espero que não me apelidem de bruxo...

terça-feira, 4 de maio de 2004

O PROCESSO CASA PIA...O ECLIPSE DA LUA ...O FCP

O processo Casa Pia transcorre os seus trâmites normais : só já falta sair o Manuel Abrantes, porque está mais que visto que o único a ficar "dentro" vai ser o BIBI...
E assim vai a Justiça em Portugal!

O eclipse da lua foi tão grande tão grande que nem se viu...

O FCP não só dá alegrias aos adeptos dele quando ganha, como dá "raiva" aos que não seus adeptos quando...ganha.
Parabéns FCP!!

segunda-feira, 3 de maio de 2004

A FAUNA E A FLORA DE AVIS...

Já vai dando para ver a linda sementeira de ervas que crescem desalmadamente junto da porta da AVISOURO(passe a publicidade), para a Rua António José de Almeida. Exemplo vivo de uma flora a proteger.
Já deu para perceber como é arriscado por estes dias mais próximos entrarmos nos Correios, sem ficarmos carimbados por um qualquer dejecto de andorinha. Ás segundas feiras de manhã o aspecto daquela escadaria é simplesmente nojento. Que me perdoem os senhores da Quercus, mas se a casa fosse minha...não havia andorinha. Protejamos outra fauna...